Fotos: Farol de Notícias/Josi Souza/Manu Silva

Publicado às 04h04 desta segunda-feira (23)

Por Josi Souza e Manu Silva

Nesta segunda-feira (23) idosos e profissionais da saúde de Serra Talhada começaram receber a  vacina contra a Gripe H1N1 de forma segura. Para tanto, além do ‘Drive-trhu’, na Praça Sérgio Magalhães, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estrategicamente, montaram um cronograma específico para evitar aglomerações.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) estão nas ruas fazendo porta a porta para comunicar a comunidade os respectivos dias de vacinação de cada setor e de cada rua. Em conversa com o Farol de Notícias, o agente de saúde da unidade do Ipsep II, Daniel Rodrigues, 30 anos, que também estava nas ruas, relatou:

“Primeiro nos passaram uma tabela com os dias de vacinação de cada agente de saúde. As pessoas que são acompanhadas por cada agente terão de 2 a 3 dias para ir a unidade. E, para os idosos acamados, a estratégia é ir vacinar em casa. Estamos passando nas casas avisando o dia de cada rua, mas as pessoas estão com resistência para abrir a porta devido a atual situação”.

Veja também:   Esqueça o estereótipo da "senhora louca dos gatos": homens são muito mais propensos a adotar gatos

Durante uma visita a Unidade de Saúde da Família Ipsep II, a reportagem do Farol conversou com alguns idosos que estavam sendo vacinados. Eles demostraram confiança e segurança no atendimento e na estratégia de evitar aglomerações.

“Eu achei ótima a estratégia. Não fiquei com medo de vir de jeito nenhum. Mas se fosse daquele jeito, tumultuado eu não viria. Foi seguro, não tinha ninguém no momento, só nós mesmo”, garantiu dona Carmelita Araújo, 72 anos.

“Eu estava pensando, se vinha ou não, achando que ia ter muita, mas me falaram que não teria, que seria seletivo. Eu gostei da ideia e foi muito tranquilo”, afirmou Welton Santos, 68 anos.

A enfermeira da Unidade de Saúde Ipsep II,  Ana Paula Lima, 33 anos, reforçou que a toda a equipe de agente de saúde está em campo, avisando os dias que cada setor deve ir a unidade e também irão até os acamados fazer o precedimento.

“Esse primeiro dia está tranquilo, não está tendo muita procura, mas mesmo que aumente não teremos aglomerações. Porque atenderemos manhã e tarde, tanto aqui quanto nas residências, além de cada setor ser em média apenas quatro ruas. Está  iniciativa de separar por área foi da Secretária de Saúde, justamente para evitar aglomerações”, reforçou Ana Paula.

Veja também:   Matança de gatos revolta moradores do bairro Bom Jesus

“Veio uma idosa que era caso de ir até a residência, mas  a família tinha carro e já trouxeram logo. Também informamos que estão vacinando através do ‘drive -thru’, sem o paciente sair do carro, e aqui também, se o paciente preferir ficar no carro vamos até ele”.

Quanto à resistência para as pessoas abrirem a porta para os agentes de saúde, a enfermeira pede que “abram a porta porque é uma orientação da Unidade de Saúde para que todos os idosos sejam vacinados. Não tenham medo, porque tem uma distancia correta para eles falarem com os pacientes e é uma informação boa para eles”.

OUTROS POSTOS

Enquanto isso, a movimentação da Unidade de Saúde da Família do Ipsep III, na Avenida Maria Elizabeth Arruda de Medeiros, ao longo do dia foi bem mais calma. Cerca de 17 serra-talhadenses buscaram a USF para tomar a vacina, destes 15 idosos e mais dois profissionais de saúde. De acordo com a servidora pública, Gorete Lima, a unidade está apta para receber a população das 7h às 17h.

Veja também:   Ataque em Moscou reivindicado pelo EI deixa mais de 60 mortos

Apesar da chuva que caiu ainda na manhã desta segunda-feira (23), a aposentada Geraldina Maria dos Santos, de 62 anos, estava de plantão no posto aguardando o término do horário de almoço da enfermeira para tomar sua vacina contra o H1N1.

“É importante se prevenir, todo ano eu tomo a vacina. Moro nesta mesma rua e vim me vacinar. Estou com medo do coronavírus, e minha principal medida de proteção é ficar trancada dentro de casa, mas tenho lavado bem as mãos. Até meus netos não estão me visitando direito porque também estão isolados”, relatou a moradora.