Os passageiros do avião sequestrado na Líbia e forçado a pousar na Ilha de Malta nesta sexta-feira (23) começaram a ser liberados, informou o primeiro-ministro maltês, Joseph Muscat. De acordo com ele, o Airbus A320 da companhia aérea estatal líbia Afriqiyah Airways levava ao todo 111 passageiros (82 homens, 28 mulheres e uma criança). A agência de notícias France Presse citou ainda que havia sete tripulantes.

Originalmente, o voo 8U209 iria da cidade de Sebha, no sudoeste da Líbia, para Trípoli, no mesmo país. A ilha de Malta, localizada no Mediterrâneo, fica cerca de 500 km ao norte da costa líbia.

A avião fez um pouso Aeroporto Internacional de Malta e permaneceu na cabeceira da pista.

Dois sequestradores munidos de granadas participaram da ação e ameaçaram explodir a aeronave, segundo as agências de notícias Reuters e a Associated Press. Ainda não há informações sobre quais exigências eles fizeram.

No Twitter, o primeiro-ministro de Malta contabilizou que 109 dos 111 passageiros foram liberados – não está claro se os outros dois são de fato os sequestradores. Além disso, alguns dos sete integrantes da tripulação teriam sido liberados.

“Possivelmente dois sequestradores e alguns membros da tripulação a bordo do avião”, escreveu Muscat.

Mais cedo, ele havia dito na rede social: “[Fui] informado sobre uma situação de possível sequestro de um voo interno na #Líbia desviado para #Malta. Há operações de segurança e emergência [no aeroporto]”.

A emissora americana CNN informou que diversos voos previstos para o Aeroporto Internacional de Malta foram desviados para o aeroporto Catania-Fontanorossa, na Itália.

Do G1 Mundo