CULTURA: ST debate políticas para o estado; Duque diz querer 'revolucionar' setorSerra Talhada enviou, na semana passada, a sua comissão de delegados para participar da III Conferência Estadual de Cultura. Após a etapa local, que aconteceu em julho deste ano, esse novo momento surgiu para elevar as discussões entre ativistas culturais, produtores e artistas de Pernambuco. O encontro aconteceu na cidade de Gravatá, entre os dias 25 e 27 de setembro, quando se reuniram 493 delegados para debater prioridades para o setor.

Ao final, a III Conferência Estadual de Cultura escolheu 16 propostas para o estado. Oito delas serão levadas para a III Conferência Nacional de Cultura que vai acontecer em novembro, em Brasília. “A proposta mais debatida e votada, que estava contida no eixo I, foi a adesão imediata de Pernambuco ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), que é de conhecimento geral que o nosso estado é o único que ainda não aderiu ao sistema”, comentou o secretário de Cultura Anildomá Willams.

Ele foi um dos ativistas culturais que representaram o governo municipal durante o evento. “Essa foi a proposta mais debatida e que praticamente teve unanimidade. Foi redigido texto em que se faz necessário exigir a adesão imediata do estado de Pernambuco ao Sistema Nacional de Cultura”, disse. Em viagem à Brasília, no inicio do ano, o prefeito Luciano Duque aderiu  ao SNC assinando termo em audiência com a ministra Marta Suplicy.

“Essa assinatura vai contribuir e muito para que possamos implantar o nosso sistema municipal de cultura, bem como criarmos um Fundo Municipal para subsidiar projetos  dos artistas locais”, explicou o prefeito Duque, garantindo revolucionar, com isso, o cenário cultural de Serra Talhada nos próximos anos.