Publicado às 14h deste sábado, 29

Serra Talhada amargou a morte 50 por Covid-19 neste sábado, 29. O anúncio foi confirmado hoje pela diretora da XI Geres (Gerência Regional de Saúde), Karla Milena durante o Programa Farol de Notícias, na TV FAROL no YOUTUBE.

A vítima foi José Rodrigues dos Santos, de 92 anos, morador do bairro Tancredo Neves em Serra Talhada. Ele estava internado na unidade respiratória do Hospam (Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães) e havia positivado tando por teste swab, quanto por teste rápido.

“Infelizmente tivemos o óbito ontem à tarde [sexta, 28] de seu Elias [veja aqui] e um óbito hoje [sábado, 29] pela manhã de um idoso de 92 anos, no Tancredo Neves. Com isso, o número de óbitos em Serra Talhada sobre para 50, e o total de óbitos na 11ª Geres sobe para 79. Então, enquanto a taxa de mortalidade no município sede que é Serra Talhada está em torno de 4,98, a taxa de mortalidade da 11ª Geres está em torno de 3,95″, comparou a gestora, acrescentando:

“O comentário [de alerta] do secretário estadual de Saúde [André Longo] essa semana é porque, realmente, houve um aumento de casos graves em toda a terceira macro região. Para se ter uma ideia, o aumento foi de 19% em relação as semanas 32 e 33”.

SERRA: 85% DE LEITOS DE UTI OCUPADOS

Karla Milena lembrou ainda que Serra Talhada já está com 85% dos leitos de UTI ocupados.

“No momento, a macro regional de saúde que está chamando a atenção do governo de Pernambuco é a terceira macro, que é composta pela 6ª Geres, que o município polo é Arcoverde, 10ª Geres, que o município polo é Afogados da Ingazeira, e 11ª Geres, que o polo é Serra Talhada. Teremos uma reunião agendada na próxima terça-feira, com as três gerentes da 3ª macro onde serão apresentados esses números. Não são os números de casos que preocupam, o que preocupa mesmo o governo é o número de casos graves, ou seja, de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a taxa de ocupação de leitos de uma região”, disse Karla Milena.

“Essa semana Afogados e Arcoverde estavam com 90% de taxa de ocupação de leitos de UTI e Serra Talhada está com 85% da taxa de ocupação de leitos de UTI. Na próxima semana a gente vai ter a ampliação desses números de leitos e a gente fica com esses leitos para dar suporte a toda a 3ª macro região. E se esses números continuarem aumentando de casos graves por SRAG e o percentual de taxa por ocupação de leitos também continuar acima de 70%”, complementou a gestora, detalhando:

“Isso é o que faz com que o governo de PE pense em tomar medidas restritivas. E ele não está deixando de tomar, porque nós estamos congelados no plano de convivência e de reabertura da economia na fase 6 há mais de três semanas, que a gente não pode evoluir. Então, é importante a população entender que tem que fazer o seu papel, não é só esperar pelo poder público”.

MORTE 49 

Serra Talhada cravou nessa sexta-feira (28) a 49ª morte pelo novo coronavírus. Faleceu no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), o senhor Miguel Elias Magalhães, cuja história foi de total dedicação ao serviço público.

Por 40 anos, Seu Elias foi porteiro da sede da prefeitura de Serra Talhada, nas décadas de 60 a 90, onde gozava de muita simpatia dos ex-gestores. Ele começou a trabalhar em 1966, no prédio inaugurado pelo ex-prefeito Luiz Lorena.