Publicado às 05h2e deste domingo (9)

Por Adelmo Santos, Poeta e escritor, membro da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL)

Em Serra Talhada, no fim dos anos 60 e na década de 70, quando alguém ia embora da cidade tinha sempre um bailinho, chamado de ‘assustado’, que as pessoas faziam ao som de uma radiola, para poder se despedir dos amigos e convidados.

Eu até perdi as contas de quantos bailinhos eu curti na casa de Cícero Cariri, na rua Quatro da Planta. O Clube Intermunicipal de Serra Talhada (CIST) era da elite, as empregadas domésticas eram taxadas de ‘peniqueiras’, nessa época ainda eram discriminadas na sociedade inteira.

Quem não podia entrar no CIST ia para os bailinhos que tinham em casas de amigos, ou fazia em sua casa. Os bailinhos eram animados, os casais de namorados dançavam agarradinhos só curtindo Johnny Rivers, todos de rostos colados. “Do You Wanna Dance” era a música preferida, era a música mais tocada, concorria com “Diana”, do cantor Carlos Gonzaga. Johnny Rivers, nessa época fazia o maior sucesso, ele era o Rei consagrado dos bailinhos e assustados.

A música “Do You Wanna Dance” passava muita emoção, ela lavava a minha alma eu sentia ela entrando dentro do meu coração. Até hoje quando eu escuto, ela me leva ao passado e me deixa com 15 anos, eu paro e fico pensando vendo a minha geração, quando estava apaixonado. Eu não entendia inglês, mas sentia a emoção transmitida na magia que trazia a canção.

Em 1974 foi chegada a minha hora de fazer um assustado, que entrou para a história. Eu fui o protagonista e fiquei emocionado, quando chegou minha vez de deixar Serra Talhada. Era eu quem ia embora. Eu peguei um LP e reuni a minha turma num momento de ternura para todo mundo ver. Eu estava indo embora e fiz meu último assustado ao som de uma radiola que tinha a marca ABC.