Após a posse do deputado Augusto César (PTB) na Assembleia Legislativa, Serra Talhada ficou num cenário inusitado. É a  única cidade do Sertão com a maior representação na Alepe. Ganhamos para Petrolina, com dois representantes, e para Arcoverde, que tem apenas um. Nossa vizinha, Salgueiro, não emplacou ninguém. Todavia, a cidade continua crescendo e, curiosamente, dá passos bem maiores que Serra Talhada. Para usufruir deste momento promissor me valho de um romance francês escrito em 1844, pelo escritor Alexandre Dumas. Quem não conhece a obra Os Três Mosqueteiros e seu bordão de sucesso “um por todos e todos por um”?  
 
Fazendo uma relação com a Assembleia,  acho que o  papel dos deputados Manoel Santos (PT), Augusto César (PTB) e Sebastião Oliveira (PR) devem ser nos moldes dos mosqueteiros de Alexandre Dumas. Isto é, unidos por uma Serra Talhada melhor, com desenvolvimento e mais igualitária. Cada um com a sua especificidade, claro, mas todos pela Capital do Xaxado. Teria presente melhor uma cidade que acaba de completar 160 anos de emancipação política? Entrevistado recentemente, o deputado petebista disse que “o negócio é ninguém atrapalhar ninguém”. Bom, já é um bom começo.
 
Entretanto, com toda sinceridade, não basta ficar no discurso porque ninguém aguenta mais “blá, blá, blá.” É preciso ter iniciativa, jogo de cintura e não ficar apenas esperando as migalhas que irão cair da mesa do governador. Principalmente é preciso ter boas ideias que gerem bons projetos para o povo. Fato, aliás, que está uma tristeza. Neste primeiro trimestre o deputado Manoel Santos não apresentou um projeto sequer. Já, Sebastião Oliveira, ingressou com quatro propostas.  Uma, que cria o nome da futura Faculdade de Medicina no município. Outra, que batiza Santa Cruz da Baixa Verde como Capital da  Rapadura. Outra que batiza Serra Talhada como a Capital do Xaxado e, por último, um Projeto de Lei que coloca uma festa de “Pega de Boi no Mato” no calendário oficial de festividades de Pernambuco.

Resumindo: nada existe de concreto. NADA! Se o deputado Augusto César tiver a coragem de legislar com este mesmo espírito, então, estamos fritos. A cidade hoje é um caldeirão de problemas. Faltam empregos para juventude. As drogas estão dizimando famílias inteiras. E muitos dos projetos anunciados em pleitos anteriores serviram apenas de moeda eleitoral. Torço que o espírito dos Três Mosqueteiros invadam os gabinetes dos nossos representantes. Digo isto do  fundo do meu coração. Nobres deputados, o sucesso de vocês na assembleia é o farol para uma Serra Talhada melhor. Portanto, um por todos… e todos por Serra Talhada!