Fotos: Arquivo Pessoal / cedidas ao Farol

Publicado às 05h37 desta terça-feira (3)

Brindando o início de 2023, Serra Talhada ganhou um belo monumento no centro do Açude Borborema. O letreiro com o nome da cidade e dançarinos de xaxado exaltam a cultura e a diversidade em uma mescla da paisagem urbana com a serra que embeleza e nomeia a cidade. O projeto é do arquiteto e urbanista Ícaro Diniz, profissional serra-talhadense que tem desenvolvido projetos de transformação urbana no município.

Ícaro é autor do livro “O Trajeto da Penha: A Dinâmica da Igreja de Nossa Senhora da Penha, no Processo de Desenvolvimento Urbano de Serra Talhada-PE”, que conta de fato como foram as origens de desenvolvimento da cidade desde a fundação até o estabelecimento urbano como cidade. Além de assinar o projeto de restauração da Igreja do Rosário dos Pretos, no Marco Zero da Cidade.

“O monumento sob a lagoa do Borborema é a representação de uma expressão cultural do município baseada nos dançarinos de xaxado e o enaltecimento ao nome da cidade de Serra Talhada que une com sentimento de pertencimento pátrio a todos os habitantes, representados pela diversidade nas cores do monumento que compõe a paisagem urbana, tendo ao fundo a serra na qual deu origem ao nome da cidade”, descreveu o arquiteto, completando:

“Neste ano redescobrimos uma nova cidade onde podemos chamar de nossa com muito carinho. Para fechar o ano, executamos este projeto que era há muito tempo um sonho de muitos de nós, principalmente da nossa Prefeita Márcia Conrado, que me confiou como muito carinho este projeto. Este é só o começo de uma grande transformação urbana da nossa cidade, da lagoa do Borborema e do seu entorno. Que 2023 venha com muitas novidades para nós!”