Imagem Ilustrativa
Publicado às 06h desta quinta-feira (8)
Serra Talhada irá sediar a 4ª Parada da Caravana do Rio Pajeú nesta sexta-feira (9). O evento é uma promoção do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú – COBH Pajeú e da Rede Pajeú de Agroecologia e acontecerá, a partir das 8h, no Centro de Educação Comunitária Rural – Cecor, localizado no centro de Serra Talhada.
A Caravana contará com visitas ao açude do Jazigo, a barragem do Cachoeira e ao bairro Alto do Bom Jesus para verificar a situação do saneamento urbano. Além disso, haverá uma palestra acerca da Reflexão sobre a contaminação das águas, ministrada pelo Professor Genival Barros da UFRPE-UAST.
Ao Farol, o professor de sociologia da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), Alberto Rodrigues traçou um breve panorama da importância desta caravana para região do Pajeú.
“Essa parada vem mobilizando governo estadual, representantes do governo estadual e de suas secretarias, todos os prefeitos do Pajeú, secretarias de meio ambiente, as universidades da região, políticos de diversos segmentos. É uma caravana que mobiliza todos os setores em defesa da qualidade de água. Buscamos chamar atenção com os anúncios e denúncias relativos à defesa do rio Pajeú. Nós temos direito a água de qualidade, temos direito a vida, nós estamos acobertados por leis e direitos. O que queremos é fazer funcionar estes direitos com políticas públicas.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO MELHOR CAMINHO
“Uma das principais sugestões que surgem desses encontros é a educação ambiental porque não adianta o governo investir milhões em recuperação de bacias, de barragens, em adutoras, em saneamento básico das cidades se a população continuar jogando o seu lixo nos rios, o povo não colabora com a questão da limpeza. Estamos convocando todos para ver se a união faz a força e a gente consiga evitar um mal maior e recuperar os danos que fizemos aos nossos rios, nossa terra”, finalizou o docente.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Local da atividade: ONG CECOR – Rua Manoel Pereira da Silva, 1349, bairro Nossa Senhora da Penha, Serra Talhada (PE)
8h – Acolhida com café da manhã 8:30h – Roda de apresentação dos/das participantes e apresentação das atividades do dia.
9h – Visita ao açude Jazigo (da jusante à montante) para verificar impacto dos cultivos agrícolas e ocupação imobiliária; e à Barragem da Cachoeira.
10h – Visita aos emissores de efluentes, verificação da situação do saneamento urbano no bairro Bom Jesus.
11h – Reflexão sobre contaminação das águas – apresentação do Prof. Genival Barros (UFRPE – Campus UAST) com debate e encaminhamentos.
12h – Almoço na cozinha comunitária