Publicado às 05h08 desta quinta-feira (22)

Um serviço de saúde há muito tempo sonhado pelos serra-talhadenses já está funcionando. Serviços de hemodiálise já estão disponíveis no Hospital Eduardo Campos, às margens da BR-232, em Serra Talhada, apenas para pacientes internos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O anúncio foi feito pela diretora da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), Karla Millena, durante entrevista ao programa Falando Francamente, na TV Farol no Youtube.

Assista à entrevista de Karla Milena

“Durante a implantação doa leitos de UTI do Hospam e do Hospital Eduardo Campos, nós sentimos a necessidade de ter pontos para hemodiálise porque, obviamente, os pacientes com covid iriam ter complicações renais e ter a necessidade de fazer hemodiálise, então o que era que estava acontecendo: quando a gente internava um paciente na ala respiratória do Hospam ou até mesmo na UTI do Eduardo Campos que ele necessitava de fazer hemodiálise, a gente não tinha essa estrutura aqui na cidade, então o paciente tinha que ser transferido para outra macro região que ofertasse esse serviço”, disse a gestora, detalhando:

‘A gente começou a lutar para que tivesse a oferta desse serviço aqui no Eduardo Campos e, graças a Deus, desde quinta-feira da semana passada, recebi a notícia que 3 máquinas já estavam prontas para iniciar o funcionamento”, disse Milena, alertando que mesmo após a desativação do hospital de campanha, as máquinas permanecerão em Serra. Só não posso dizer hoje se já tem paciente utilizando a máquina, mas as máquinas já estão lá aptas a funcionarem. Em cada UTI de 10 leitos tem uma máquina para fazer hemodiálise no paciente diagnosticado com covid que tenha complicações renais e tenha a necessidade de fazer diálise”.