Queimadas em Serra Talhada – Foto: Arquivo Farol

No mês de janeiro deste ano, Serra Talhada tem liderado o ranking de cidades com mais focos de queimadas em áreas de vegetação nativa no estado de Pernambuco.

Segundo a plataforma BD Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep), a capital do xaxado registrou 76 focos de fogo ativo na caatinga somente nessas primeiras duas semanas de 2024.

Mesmo com o período de chuvas intensas, o estado já apresentou pelo menos 1.823 focos de queimadas.

Ao longo de todo o ano de 2023, Pernambuco somou 32.282 focos de queimadas.

Histórico de queimadas em ST

Ainda em 2023, Serra Talhada estava com 40 focos de queimadas. Na análise dos dados do ano inteiro, a cidade ficou em 12º lugar (veja gráfico abaixo).

Em 2022, o município volta a figurar entre os lugares mais altos do ranking ocupando o 2º lugar com 1.111 focos de queimadas em sua vegetação.

Dados de queimadas em PE – janeiro de 2024 – Foto: terrabrasilis.dpi.inpe.br

Além de Serra Talhada, o ranking de queimadas do primeiro mês de 2024 conta com Bodocó (2º), Custódia (3º), Pesqueira (4º) e Iati (5º).

Do Sertão pernambucano, São José do Belmonte aparece em seguida no 6º lugar. Seguido de Exu, Iguaracy e Sertânia.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão (clique aqui)

AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE AS QUEIMADAS EM ST

O Farol de Notícias conversou  com a técnica ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Isabele Melo. Ela explicou as estratégias e ações do órgão na prevenção e combate de queimadas em Serra Talhada.

“Nós trabalhamos através da educação ambiental e de mudanças climáticas, tanto através do plano de educação ambiental, como também do plano de ação climática. Realizamos o curso de brigadistas de primeira resposta”, detalhou, Isabele, complementando:

É uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, PrevFogo e a Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA. Fazemos esta formação em todos os distritos de Serra Talhada e já formamos mais de 60 alunos”.

A técnica informou que a Semma trabalha também para construir uma brigada municipal no intuito de atender as altas demandas dos meses de setembro e outubro.

Além das capacitações, a especialista explicou que são utilizadas ações de divulgação para conscientização do público-alvo que fazem das queimadas uma forma de controle da vegetação.

“Nós utilizamos de cards, spots de rádio nas mídias sociais da prefeitura, além de palestras, para a conscientização. A gente sabe que as pessoas da região utilizam a queimada, que acaba virando incêndio, como forma de controle de vegetação. Melhoramento de solo para agricultura, aceiro; dentre tantas outras razões que estão intrincadas na cultura local do sertanejo” finalizou.

Dados de queimadas em PE – Ano de 2023 – Foto: terrabrasilis.dpi.inpe.br

Dados de queimadas em PE – Ano de 2022 – Foto: terrabrasilis.dpi.inpe.br