selo-farolAtualizado às 7h30 desta quarta (9)

Serra Talhada está no final da fila no ranking de prefeituras ajustadas às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. O levantamento foi divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) esta semana com base em pesquisa que analisou o nível de convergência dos 184 municípios de Pernambuco diante as novas regras contábeis, com base nas prestações de contas de 2014 de cada prefeito.

O estudo indica qual cidade está no caminho certo do ponto de vista das atividades fiscais. Na lista, a Capital do Xaxado aparece entre os municípios com nível considerado ‘muito baixo’ com apenas 49% de convergência. A escala mede os níveis com base nos índices de muito alto (acima de 80%), alto (de 70% a 79,9%), médio (de 60% a 69,9%), baixo (de 50% a 59,9%) e muito baixo (de 0,0% a 49,9%).

De acordo com o levantamento, os quatro municípios com os melhores índices no “ranking” de convergência são Altinho (nível alto), Belém de Maria, Riacho das Almas e Panelas (nível médio). Por outro lado, dentre os municípios de nível mais baixo, boa parte são do Sertão do Pajeú, figurando Itapetim, Quixaba, Carnaíba, Tuparetama, Solidão, São José do Egito, Santa Terezinha e Iguaracy.

O estudo deve dar suporte à realização de auditorias de acompanhamento nos municípios que apresentam menores níveis de convergência às novas normas de contabilidade, o que pode deixar, futuramente, Serra Talhada na mira do Tribunal de Contas.

Imagem2

Níveis de convergência – “muito baixo” em Pernambuco

Imagem1

Fonte: TCE