Publicado às 06h35 deste domingo (3)

Por Adelmo Santos, poeta e escritor, ex-presidente da Academia Serra-talhadense de Letras

No dia 29 de agosto foi a abertura da 233ª Festa de Nossa Senhora da Penha, em homenagem ao professor Nestor. Essa foto é de 1970, ela mostra o professor Nestor comandando a banda marcial do Ginásio Industrial Cornélio Soares, no desfile de setembro. Foi com muita simplicidade e dedicação que ele se tornou num dos melhores professores de educação física do sertão.

No Ginásio Industrial Cornélio Soares de Serra Talhada, várias gerações passaram por suas mãos. Em 1970 eu assistia as suas aulas num terreno baldio que existia entre o Ginásio Industrial e a casa de Sebastião Sapateiro. Ele não só ensinava, como também dava exemplos praticando os exercícios.

Professor Nestor era o técnico dos times de futebol de salão e de futebol de campo do Ginásio Industrial. Ele entrou na história como o primeiro preparador físico do Comercial E.C. a disputar a primeira divisão do campeonato de futebol pernambucano. Professor Nestor também foi músico da Orquestra Filarmônica Vilabelense.

Em 1970, o Ginásio Industrial era uma escola sem quadra, o professor Nestor dava as aulas de educação física em um terreno baldio, cheio de pedregulhos, era ali que professor Nestor preparava seus alunos pro futuro. Foi um começo sofrido, onde a quadra era o monturo.

Mesmo com as dificuldades que haviam no colégio, o professor Nestor não ficou indiferente, ele dava as suas aulas sempre alegre e sorridente, e passava segurança aos alunos adolescentes. Hoje ele está lá no céu sendo homenageado, parabéns professor, pelo seu grande legado.