Publicado às

Por Adelmo Santos, Poeta e escritor, ex-presidenta da Academia Serra-talhadense de Letras

No dia 7 de fevereiro de 1957, na gestão do então prefeito, Luiz Conrado de Lorena e Sá, Serra Talhada estava em festas inaugurando a Estação da Rede Ferroviária Federal.

A Banda Filarmônica Vilabelense com seu uniforme branco tocava na plataforma enquanto o trem chegava. A festa começou cedo para receber o primeiro trem na Estação Ferroviária de Serra Talhada.

A cidade estava em festas com gente de todo canto, da Zona Urbana e Rural, da ribeira e das estradas. Foi um show de emoção com muita gente chegando em caminhões paus-de-arara. Tinha gente em todos os lados ocupando os espaços. As pessoas se arriscavam subindo em cima das árvores, barrancos e até nas caixas d’águas. Todo mundo estava lorde, de sapatos Vulcabrás. Todos usavam roupas novas engomadas e bem passadas, para ver o primeiro trem chegando em Serra Talhada.

A atriz Brigitte Bardot era a musa mundial, era na beleza dela que as mulheres se inspiravam de maneira natural. Era o tempo dos corpetes, das anáguas, dos biliros e dos bobs, usados pela mulherada. Era a época do namoro no portão, para o rapaz namorar uma moça, tinha que falar com os pais e pedir a permissão.

 Na hora que o trem chegou o maquinista apitou, o povo se emocionou, teve gente que chorou, houve muita emoção, Serra Talhada parou no dia que o trem chegou na terra de Lampião.