q
Serra Talhada pode ganhar a instalação de uma sede da Gerência Regional de Educação (GRE) a partir de 2015. O pleito foi levado, na manhã dessa segunda feira (08), até o secretário estadual de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, por empresários e desportistas locais com o objetivo de atender uma demanda que há tempos vem sendo reivindicada por professores e diretores de escolas da capital do xaxado. Atualmente, a sede regional fica no município de Afogados da Ingazeira.

A conversa com o executivo foi intermediada pelo empresário João Duque Filho (Duquinho), os professores Carlos Antonio Gomes e José Luiz Duarte (Dinho) e pelo deputado Waldemar Borges (PSB). Em contato com o FAROL, eles disseram que a proposta visa dividir a região do Sertão do Pajeú em duas áreas, sendo elas, alto Pajeú que permaneceria gerindo as ações educativas a partir de Carnaíba até Itapetim.

E baixo Pajéu, onde seria criada então uma nova GRE, ficando com a Gerencia Educacional do Município de Flores até Serra Talhada. “Esta então englobaria as cidades de Calumbi, Triunfo, Santa Cruz da baixa Verde, Betânia, Custodia, Belmonte e Mirandiba, diminuindo as distâncias e favorecendo o monitoramento e acompanhamento dos indicadores”, argumentou, na ocasião, o professor Carlos Antonio.

Entre as fundamentações, foi apresentada também a de que a comunidade escolar de Serra Talhada e região, dependendo da localização da moradia, é prejudicada geograficamente, pois tem de se deslocar mais de 120 km para resolver alguma pendência na GRE do alto Pajeú, sediada em Afogados da Ingazeira. “Sem contar o custo financeiro e risco da viagem devido ao perigo da estrada”, frisou a comitiva, em contato com o FAROL.

José Luiz Duarte e João Duque Filho também evidenciaram a alta densidade de alunos concentrada em Serra Talhada, o que seria uma forte condicionante para a instalação de uma nova sede na capital do xaxado.

PEDIDO SERÁ FORMALIZADO NA ALEPE

Diante do pleito apresentado, o deputado Waldemar Borges se comprometeu a apresentar um requerimento parlamentar na Assembleia Legislativa cujo teor formalizará a demanda apresentada ao governo de Pernamubuco. Na reunião, o secretário Ricardo Dantas demonstrou receptividade em relação à proposta.

Contudo, condicionou a decisão a uma reflexão conjunta com a Secretaria de Planejamento (Seplan), a qual está desenvolvendo estudos de análises e avaliação no formado de gerenciamento das ações do Estado em cada região de desenvolvimento. Segundo o secretário, até dezembro o governo dará uma resposta sobre o pedido de criação de uma nova GRE na região.