Publicado às 04h46 desta terça-feira (14)

Por Alice Maciel, moradora de Serra Talhada

Faço uma sugestão ao Prefeito Luciano Duque para a criação do UAADH, que é uma Unidade Avançada de Atenção aos Diabéticos e Hipertensos que visa oferecer um acompanhamento sistemático das condições de saúde desses pacientes no município. Nessa sugestão, seria escolhido uma das USFs ou a UBS do bairro Universitário/Mutirão que ainda não foi inaugurada, transformando numa UBS Avançada de Atenção aos Diabéticos e Hipertensos.

A sugestão que, na UAADH tenha uma equipe multidisciplinar, que possa contar com Clínico Geral, Cardiologista, Endocrinologista, Angiologista, Oftalmologista, Cirurgião Vascular, Dentista, Nutricionista Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem capacitados em pé diabético (complicação decorrente do diabetes e é causado por uma ferida que não cicatriza e infecciona, tornando-se uma úlcera diabética). Todos trabalhando de forma integrada para melhorar a saúde das pessoas que precisam desse atendimento especializado em nosso município.

O atendimento integrado em um Centro Avançado para Diabéticos e Hipertensos pode mudar a realidade do tratamento e a qualidade de vida dessas pessoas.

A diabetes e hipertensão são doenças que são responsáveis por mais da metade dos pacientes dialíticos. Na prática, se tratasse o diabetes e a hipertensão, mais de 50% dos pacientes que estão hoje fazendo hemodiálise não teriam necessidade de realizar esse tratamento.

A importância desse Centro não é tirar o indivíduo da Unidade Básica de Saúde, mas ter uma estrutura de Saúde que complemente e qualifique a rede municipal de saúde pública.

A Atenção Básica tem as suas limitações e alguns pacientes, mesmo com todas as medicações que são disponibilizadas e com um ótimo atendimento no posto de saúde, precisam de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento do diabetes não é só remédio. É remédio também, mas é preciso de uma educação alimentar e de atividade física regular. Numa UAADH os pacientes poderão contar com diversos profissionais de saúde, entre eles o nutricionista e orientador para atividade física com um profissional de referência. Dessa forma, aí sim, vai se ter um tratamento efetivo.

Acredito que uma Unidade Avançada para estes pacientes traria um grande impacto positivo na redução de internações por problemas cardiovasculares causados pela hipertensão e o diabetes.

A hipertensão afeta de 11% a 20% da população adulta com mais de 20 anos. Cerca de 85% dos pacientes com acidente vascular encefálico (AVE) e 40% das vítimas de infarto do miocárdio apresentam hipertensão associada.

O diabetes atinge a mulher grávida e todas as faixas etárias, sem qualquer distinção de raça, sexo ou condições sócio-econômicas. Na população adulta, sua prevalência é de 7,6%.

Investir na prevenção e decisivo não só para garantir a qualidade de vida como também para evitar a hospitalização e os consequentes gastos.

Espero que o Prefeito Luciano Duque possa ler essa matéria. Sei que ele tem sensibilidade de ouvir as boas ideias para nossa cidade e para nosso povo e essa é uma boa ideia.