Nos dias 19, 20 e 21 de março Serra Talhada realizará o Seminário Sertão, Beatos e Cangaceiros – Memória e Identidade do Sertão.

O projeto é proposto pela Fundação Cabras de Lampião e tem como sugestão trazer uma reflexão sobre a imbportância da Preservação do Patrimônio Histórico.

O objetivo da atividade é ressaltar a importância da preservação da memória e identidade histórica de Serra Talhada e do Sertão do Pajeú. Será emitido certificado aos participantes e o acesso é gratuito.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Em muitas cidades do sertão pernambucano vem crescendo uma preocupação entre alguns pesquisadores, historiadores, instituições e simpatizantes sobre a questão da Preservação da Memória e Patrimônio Histórico.

O Seminário Sertão, Beatos e Cangaceiros – Memória e Identidade do Sertão tem o apoio da UAST / UFRPE, com o Incentivo do Edital Microprojetos Culturais / Funcultura / Fundarpe/ Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco e a Produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião.

PROGRAMAÇÃO

🌵 Dia 19 (terça feira)

19 horas.
Abertura.
Cleonice Maria, Presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião.

Fabio Mario da Silva (UAST/UFRPE), coordenador do Projeto Cultura Pernambucana: Acervo e História.

Apresentação Grupo de Xaxado Zabelê

Roda de Conversa – Tema: “Patrimônio Cultural no Sertão”, com Jacques Ribemboin, Superintendente do IPHAN em Pernambuco e Uenes Gomes, Pesquisador e Historiador, com especialização em Educação Patrimonial.
Mediação: Karl Marx.

🌵 Dia 20 (quarta-feira)

19 horas
Apresentação Grupo/Ponto de Cultura de Gilvan Santos

Lançamento do livro AMOR DE FERRO E FLOR, de Wanessa Campos.
Roda de Conversa – Tema: “Sincretismo Religioso e Lideranças Espirituais”, com Ferreira Júnior, Historiador e Sociólogo e Janaina Freire, Pós-Graduação em Ciências Sociais, especialista em História e Sociologia.
Mediação: Cleonice Maria.

🌵 Dia 21 (quinta feira)
19 horas.
Apresentação Grupo/Ponto de Cultura Herdeiros do Xaxado

Roda de Conversa – Tema “Os Cangaceiros e Coronéis no Território da Seca”, com Paulo César Gomes, Historiador e Escritor e Anildomá Willans de Souza, Pesquisador e Escritor do Cangaço.
Mediação: Sandra Klebya.