Por Alice Maciel, moradora de Serra Talhada

Certo dia li uma frase na internet em que o turismo permite às cidades alcançar uma influência que supera o seu tamanho geográfico. Serra Talhada tem grande potencial de se transformar em uma cidade turística reconhecida nacionalmente, ainda mais com a chegada da Azul, o fluxo turístico que hoje é para a cidade de Triunfo também pode ser direcionado a Serra Talhada se houver políticas públicas para a esta área.

Nos últimos dias o Turismo esta ganhando forma na cidade, sim, a cidade foi contemplada com R$ 1 milhão do Ministério do Turismo através do Deputado Kaio Maniçoba, também vem tendo ajuda do Deputado Sebastião Oliveira e do Secretário de Turismo Felipe Carreras.

Veja também:   PRF apreende carreta com 16 toneladas em Serra Talhada

Não sabemos a intenção do Secretario de Turismo, se é referente a rota turística de Triunfo, mas bem que se poderia pensar na rota turística de Serra Talhada. Cidade esta que já dispõe de uma rede hoteleira invejável e de muita Cultura a ser explorada. Tanto que o escritor Frederico Pernambucano fez a pouco palestra na CDL mostrando isso, e até a possibilidade de mais um Parque, o Parque da Serra Grande.

Serra Talhada hoje é a Capital do Xaxado, tem histórias pra contar e ser contada aos turistas. A vegetação de Serra Talhada é conhecida como caatinga, permite a abertura de trilhas ecológicas na Unidade de Conservação Ambiental existente no município, corridas de aventura, observação de pássaros, turismo fotográfico, entre outros. Basta tanto o Estado através de sua Secretaria de Turismo, como o município ter este olhar turístico sobre nossa cidade.

Veja também:   Homem é alvo de ataque e é ferido no pescoço e cabeça em ST

Locais turísticos hoje existentes na cidade: Casa da Cultura, Museu do Cangaço, Unidade de Conservação Mata da Pimenteira, Igreja Nossa Senhora do Rosário e a sua pracinha, o cruzeiro da cidade, o mirante do Talhado do Urubu, o centro histórico e os casarios coloniais, Estação do Forró onde hoje já conta com apresentações culturais como o Encontro Nordestino de Xaxado, o espetáculo O Massacre de Angico entre outros.

É notório que Serra Talhada tem potencial Turístico, resta saber se os Governos tem essa visão.