Publicado às 05h12 desta quinta-feira (11)

Por Regina Maria, moradora de Serra Talhada

Não poderia deixar de escrever pra falar sobre uma matéria que vi no site da prefeitura referente o potencial turístico em Serra Talhada.

Na matéria pude observar que o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcos Oliveira, apresentou demandas relacionadas à melhoria no Mercado Público Municipal e a ampliação do Pátio da Feira Livre e que o presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada Anildomá Souza, enfatizou a necessidade de qualificação dos profissionais da rede hoteleira, implantação de placas indicativas para os pontos atrativos da cidade e apoio aos principais eventos culturais do município, como o São João, Expo serra, Massacre de Angico, Encontro Nordestino de Xaxado e Festa de Nossa Senhora da Penha.

Observei também na matéria que foram apresentadas ainda propostas sobre o fortalecimento do turismo rural e turismo de aventura no município, como a implantação de uma plataforma de vôo livre de asa delta, escala em montanhas, visitação à serra grande, à Fazenda Barreira e ao Sítio Passagem das Pedras, onde Lampião nasceu.

Gostei dos temas debatidos na reunião. Só que mais uma vez deixam a desejar. A Secretaria de Turismo e a Fundação Cultural precisam ouvir mais a população sobre esse tema tão importante. Se esquecem de grandes potenciais turísticos do município como o Parque Estadual Mata da Pimenteira, que é uma Unidade de Conservação aqui no município e que podemos acompanhar atividades naquele local. É preciso explorar o bioma caatinga com o turismo ambiental. Se esqueceram da Casa do Artesão, que já não funciona mais e é preciso que possam reabrir este espaço.

Deveriam criar uma audiência pública, uma escuta para ouvir a população a respeito do potencial turístico em nossa terra. Ouvir a classe artesã, ouvir a os responsáveis pela Mata da Pimenteira sobre as potencialidades do local com o turismo ecológico.

Tem muitas outras atividades e equipamentos que podem atrair e desenvolver o turismo de nossa terra. Como o Parque Municipal caso seja construído mesmo, o teatro municipal, um Portal na Entrada da Cidade, criar novos pontos turístico como um mirante pro Rio Pajeú, Criar personagens como os caretas, criar um campeonato de enfeite de casas no Natal, explorar outros temas e não apenas o cangaço.

Serra Talhada tem um enorme potencial turístico, mas como falei, precisam ouvir a população e ai sim, montar estrategias para alavancar essa área e gerar empregos.