O algodão que está sendo produzido no distrito de Santa Rita, zona rural de Serra Talhada, será exportado para França até o final deste ano. Quem garante é o vice-prefeito Luciano Duque. Ele esteve no final de semana passado no distrito, onde realizou uma reunião com cerca de 30 agricultores para detalhar todo o projeto.

Segundo Luciano, o governo municipal pretende instalar uma usina de beneficiamento de algodão, com o apoio técnico do Centro Dom Hélder Câmara. Os agricultores já têm uma experiência acumulada do plantio e costumam produzir cerca de 1000 quilos por hectare. Conforme o vice-prefeito – que esteve acompanhado do secretário de Agricultura, Rafael Inácio – o algodão comum é normalmente vendido a R$ 0,90 mas a espécie agroecológica será repassada a  pelo menos R$ 2,00.

“Vamos instalar uma mini-usina de algodão num prédio desativado de uma escola. Isto deve acontecer até o final do ano. Além disso a prefeitura vai entrar com todo o apoio técnico”, disse Luciano Duque, garantindo que o apoio vai desde o fornecimento das sementes selecionadas, máquinas e técnicos agrícolas.

“Já existe um trabalho implantado em Santa Rita e uma nítida vocação para o plantio do algodão. Vamos em frente com este projeto”, declarou.  Na opinião de Duque, o consumo de produtos agroecologicos é crescente em toda Europa. “Chegou a hora do sertão também crescer aproveitando esta tendência”.