Publicado às 13h desta quinta-feira (08) 

Um caso de injúria racial aconteceu nesta quinta-feira (08), por volta das 7h30, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Serra Talhada.

A mulher de 33 anos, moradora da zona rural do município, contou ao Farol que ao entrar na sala de atendimento odontológico, o dentista perguntou o nome dela, dizendo que seria o mesmo nome da filha dele, intitulada pelo profissional como “galega”, mas que a paciente seria “queimada”, segundo relatou a vítima.  

“Não achei certas as palavras dele. Eu entrei na sala do dentista. Ele perguntou meu nome, eu falei. Ele disse: ‘Tenho uma filha chamada por esse nome, só que minha filha é galega e a senhora é queimada’. Eu nunca fui barrada com esse tipo de palavras não, queimada, nem de morena. Ele quis dizer que eu era preta e a filha dele galega, loira, isso é discriminação ao paciente. Não gostei da maneira que fui tratada não, isso foi racismo do médico. Vou procurar um advogado”, contou a mulher pedindo anonimato. 

O que diz a Lei 14.532/2023

De acordo com as informações disponíveis no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios:

“A Lei 14.532/2023, publicada em janeiro deste ano, equipara a injúria racial ao crime de racismo […] Segundo a legislação, deve ser considerada como discriminatória qualquer atitude ou tratamento dado à pessoa ou a grupos minoritários que cause constrangimento, humilhação, vergonha, medo ou exposição indevida, e que usualmente não se dispensaria a outros grupos em razão da cor, etnia, religião ou procedência”.

O OUTRO LADO

O Farol de Notícias entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Serra Talhada, nesta quinta-feira (08), que enviou uma nota informando que irá apurar o caso e quais medidas serão adotadas. Confira abaixo:

Nota da Secretaria de Saúde 

“A Secretaria Municipal de Saúde, recebeu a denúncia expressa, em 08 de junho de 2023. De imediato solicitamos os devidos esclarecimentos sobre as alegações que envolvem o profissional vinculado a este equipamento. De plano, informamos que a  Secretaria Municipal de Saúde não compactua e repudia veementemente todo e qualquer ato de injúria racial.

A Coordenação de Saúde Bucal, encontra-se neste momento apurando a situação, para agirmos nos ditames legais previstos ao caso. Agradecemos a comunicação do veículo de informação, por apresentar a manifestação à Secretaria de Saúde, estamos no presente momento, entrando em contato com a paciente  para formalização dos atos administrativos necessários”.