Publicado às 06h20 desta quinta-feira (20)

Sendo hipertensa e com alterações no coração, a dona de casa Edna Maria do Nascimento, 29 anos, moradora do bairro Caxixola, em Serra Talhada, lamenta aguardar marcação de consulta com um cardiologista desde o início de 2021 e até o momento não conseguiu.

Segundo ela, entregou duas requisições na UBS do bairro, no entanto, só conseguem marcação para exames de sangue. Em conversa com o Farol, a moradora afirmou que há outras situações de pessoas que passam anos e não conseguem.

”Eu não sei se o problema é aqui na Caxixola ou na regulação, e queria saber, sobre a requisição de exames, não está saindo mais nada, só exames de sangue. Estou precisando de um cardiologista, tenho uma requisição lá do início do ano passado que nunca saiu. Em 2019, eu precisei e não consegui, eu fui para a UPA, mas não foi pela regulação fui porque uma pessoa arrumou para mim”, disse Edna, acrescentando:

”Em setembro, tive um problema no coração, fui para o Hospam e o médico me deu outro encaminhamento para o cardiologista, entreguei novamente aqui no posto e até hoje. Não tenho condições de pagar consulta porque também tem os exames. Não vou dizer que o atendimento é ruim porque não é, mas essa parte de exames. Estou falando só da situação do cardiologista, mas tem outros casos também de anos que nunca saiu. Não adianta ir ao médico e pegar requisição se você não consegue fazer os exames pelo SUS”, queixou-se a moradora.

O OUTRO LADO

Após o Farol entrar em contato com a Secretaria de Saúde para averiguar a situação, o órgão público emitiu uma nota de esclarecimento comentando e justificando o problema no sistema de marcação.

A Secretaria de Saúde esclarece que de fato existe uma demanda reprimida de cardiologista no município. Em 2021, por causa da pandemia, houve a paralisação dos especialistas em todo território de Serra Talhada, desde à rede pública até a privada. Culminando dessa forma no acúmulo de consultas com os especialistas, sendo um deles o médico cardiologista.

O Fluxo da UBS Caxixola segue a ordem cronológica e só as urgências definidas pelo médico são colocadas na frente por serem prioridades.

Att.
Secretaria Municipal de Saúde