Serra-talhadense e ex-vereador em São Paulo morre aos 52 anos

Publicado às 10h10 desta segunda-feira (13)

Do Blog O Taboanense

O ex-vereador de Embu das Artes (SP) Jabá do Depósito morreu nessa quinta-feira (9), aos 52 anos, de pneumonia e insuficiência renal crônica – estava internado desde o mês passado no Hospital Leito do Vazame. Ele enfrentava complicações de saúde desde que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) há três anos. Jabá do Depósito ocupou uma cadeira na Câmara embuense de 2013 a 2016 (13ª legislatura), eleito em 2012 entre os quatro pleitos que disputou.

Pernambucano de Serra Talhada, Jabá do Depósito veio morar em São Paulo em busca de uma vida melhor e se fixou em Embu, nos anos 1990. Batizado Edvanildo Ferreira do Nascimento, ele ficou conhecido pelo apelido pela associação da carne seca ao Estado natal e pelo tipo de atividade que começou a exercer. Em 1999, ele abriu um comércio, depósito de material de construção, no Jardim do Colégio, na periferia, onde se erguiam cada vez mais moradias.

Homem simples e acessível e de sorriso fácil, Jabá do Depósito se destacou no bairro ao cobrar das autoridades melhorias para os moradores e logo se tornou um líder comunitário. Em 2004 ele se lançou candidato a vereador pela primeira vez, pelo PSB, mas teve só 668 votos. Em 2008, no antigo PPS (hoje Cidadania), obteve mais que o dobro de votos (1.520), mas não se elegeu. Ele não desistiu e em 2012, no então PTC (hoje Agir), conseguiu se eleger, com 1.801 votos. Ele foi sepultado na última sexta-feira no Cemitério dos Jesuítas, em Embu das Artes.