Publicado às 14h51 desta quarta-feira (5)

Um jovem professor universitário de Serra Talhada foi indicado pela Associação Brasileira de Ciências (ABC) para um seleto grupo de jovens economistas que participarão do 7th Lindau Nobel Meeting on Economic Sciences, realizado pela Lindau Nobel Laureate Meetings na cidade de Lindau, Alemanha.

Paulo Henrique Vaz, é o serra-talhadense em destaque. Professor de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, vice-coordenador do programa de Pós-graduação da UFPE, com doutorado e PhD em Economia pela University of Illinois at Urbana-Champaign, nos Estados Unidos.

Veja também:   Igreja católica no Reino Unido não protegeu vítimas de pedofilia, diz informe

Morou no Sertão até os 5 anos de idade, migrando para a capital com sua mãe, Cilea Pereira de Menezes Vaz, filha de Dona Deusa das Pedras, como é popularmente conhecida. O jovem professor é sobrinho do médico e ex-prefeito Carlos Evandro.

O evento é trienal e promove um importante encontro com a promissora geração de lideranças científicas em economia com ganhadores do Prêmio Nobel, que aconteceria esta semana, entretanto, foi remarcado para agosto de 2021 devido a pandemia do novo coronavírus.

Em conversa com o Farol de Notícias, o professor Paulo Vaz ratificou a importância da indicação para sua carreira e para o destaque de Pernambuco a nível mundial, já que o último pernambucano a participar do encontro foi Roberto Perrelli, atual economista do FMI, ainda nos anos de 1990.

Veja também:   Comerciante reage a assalto em ST e fere ladrão

“Fui indicado junto de mais dois brasileiros para o encontro com os nóbeis, pela Associação Brasileira de Ciências, o comitê geral me selecionou. O evento teve de ser adiado por causa da pandemia. É um encontro importante, para um grupo seleto de jovens economistas com até 35 anos e que terminaram o doutorado há menos de 5 anos. É um ponto muito importante para o nosso estado. Sou serra-talhadense sim, vou todos os anos a cidade, meus primos e minha avó estão aí e no doutorado meu professor me chamava de Lampião, adorava a história e sempre citava o fato de eu ser da terra de Lampião”, relatou Paulo, por telefone, para a reportagem do Farol.

Veja também:   IMPEACHMENT: Dilma monta 'força-tarefa' no Congresso para barrar processo

Paulo Vaz também comentou que estará em um evento acadêmico online junto dos estudantes da UFRPE-UAST na próxima semana, compondo a mesa de abertura e contando sua experiência de sucesso no mundo da economia.