Publicado às 04h38 desta terça-feira (16)

Imagem ilustrativa

O Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos de Pernambuco (GARPE) é um movimento de apoio de Recife sem fins lucrativos que visa ajudar e amparar portadores de patologias reumáticas de todo o estado, presidido por Ana Carolina Melo, 48 anos, e a vice- presidente Elizângela Mendonça (Ellis), 41 anos.

O grupo surgiu em 2018 a partir da interação de pessoas com Lúpus em redes sociais e no Hospital das Clínicas em Recife. Nesse primeiro momento era voltado apenas para este público, contudo começou se expandir e em 2019 estendeu para toda rede reumatológica.

Atualmente, o GARPE conta com 112 associados, todos portadores de patologias reumáticas, sendo a maioria com Lúpus. Embora o grupo tenha quase 3 anos de existência ainda não é uma instituição reconhecida legalmente, por isso todos que fazem da rede de apoio se mobilizaram para levantar fundos para que isso ocorra.

Veja também:   Programa Mães de PE assegura R$ 300

A serra-talhadense Maria Flávia de Sá Sousa, 44 anos, atualmente mora em Paulista e foi diagnosticada com Lúpus há 7 anos e há 3 anos faz parte do GARPE. Ela afirmou ao Farol que o sonho dos associados é ver o grupo reconhecido para poder ter mais visibilidade e ajudar mais pessoas.

”Eu sou de Serra Talhada, mas depois que fiquei doente e meus filhos também vieram estudar, eu vim para Recife. Tenho Lúpus, Artrite Reumática, por causa do Lúpus, tenho Nefrite também. Como queremos legalizar o grupo precisamos de ajuda, para nós seria a maior felicidade porque poderíamos ajudar os outros também. Eu faço parte do GARPE e nosso sonho é ver o projeto ser reconhecido”, disse Flávia Sousa.

Veja também:   Assisão será homenageado com título de cidadão em Petrolândia

Caso algum portador de doenças reumáticas queira fazer parte do grupo de apoio ou alguém queira ser parceiro contribuindo com a legalização da instituição, ou ainda médicos, farmácias e laboratórios que queiram ser parceiros do GARPE, pode entrar em contato com a vice-presidente Elizângela Mendonça pelo telefone (81) 9 8601-0484.

O QUE É LÚPUS

O lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos. Afeta mais as mulheres que os homens, e mais adultos jovens que crianças e idosos.

No Brasil, as estimativas indicam que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se assim que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.

Veja também:   Bairros com mais casos suspeitos de estupro em ST

Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano.

Para saber mais sobre o GARPE, conheça o perfil do Instagram @familialupicape