Publicado às … desta … ()

Lenir, da Serra do Caldeirão, moradora de Araripina-PE

Um barreiro foi construído em 1970 com verbas do Governo Federal e há 52 anos supria as necessidades dos moradores locais e comunidades vizinhas, em Marcolândia-Piauí e Salitre-Ceará. Moro na tríplice fronteira entre Pernambuco, Piauí e Ceará.

E eu não sei porque motivo o juiz da 1ª Comarca da cidade de Araripina concedeu uma liminar privilegiando uma única moradora que se diz dona do barreiro porque comprou as terras vizinhas. Foi construído com verbas do Governo Federal, sempre esteve cercado, com a estrada de acesso.

Com essa liminar ela bloqueou a entrada principal e abriu uma nova entrada pelo terreno dela. Nós moradores não temos que provar que somos donos do barreiro. Quem tem que provar que é dona do barreiro é ela.

Já que ela diz que comprou do antigo proprietário, mas até onde eu sei ninguém pode vender um patrimônio que é federal. Que eles provem que construíram o barreiro, através de documentos e notas fiscais. Quantas horas de maquinário? Quanto eles gastaram de brita para compactar um barreiro daquele.

Um barreiro daquele para se construir é uma fortuna. E eu sei que o Farol de Notícias é um canal que abrange o Brasil inteiro. Estou pedindo a ajuda do Brasil inteiro para abraçar essa causa e que juntos possamos lutar para devolver esse barreiro ao único e legítimo dono, que é o povo.