Márcia, Duque e Sebastião: Por enquanto, as três vias das eleições de 2024? – Foto: Farol de Notícias

O ano 2024 será marcado pelo embate eleitoral nos municípios brasileiros e muitos candidatos aproveitam esta época para conversar de perto com a população.

O Fala Povo desta semana, do Farol de Notícias, resolveu ir às ruas para ouvir o que os serra-talhadenses esperam que os próximos eleitos melhorem em suas comunidades. 

FALA POVO ELEIÇÕES 2024 

Amanda Lima, 22 anos, atendente de loja, bairro Vila Bela

“Não sei quem é que vai estar à frente, mas eu espero que eles arquem com aquilo que falam. As ruas estão esburacadas no bairro Vila Bela, então precisa-se de um olhar para aquele bairro. Não é só varrer rua ou mandar o pessoal ajeitar. Não é só isso. Não é tapar o sol com a peneira”.

“Se é para ficar na prefeitura ou na Câmara dos Vereadores, vamos fazer o que é o mínimo que é ajeitar as ruas, é estar presente no bairro. Não só nos dias de política. As ruas são o que acaba com a gente, acaba com o carro, com moto. Tem morador que cai no meio dos buracos. Tem buraco que é uma cratera”.

Anacleia, telefonista Caixa Econômica, 27 anos, bairro Cohab

“A Cohab precisa muito uma pracinha, porque quando eu preciso levar meu filho para passear, eu tenho que me deslocar para outros bairros, Ipsep ou AABB beber. Quem não tem no meu bairro não tem uma pracinha, um lazer, fazer uma caminhada é uma coisa que seja próximo da minha casa, entendeu?”

“Até tem uma pracinha lá próximo a caixa d’água. Só que ela está super acabada, está precisando de uma reforma, ninguém vai para lá de tão acabada que é. A noite é muito escuro. Ninguém vai para lá, ninguém gosta. Tem um Fórum em frente que podia o pessoal valorizar e ajeitar, entendeu? Fazer a pracinha, deixar uma coisa bem, bem bonita. Infelizmente, isso nunca foi pensado nisso”.

Jessica Silva, 26 anos, autônoma, bairro Universitário

“Questão de de limpeza da rua que eu moro. Ultimamente está sendo uma situação precária porque o caminhão não está passando e também os moradores colocam o lixo no dia errado e fica aquela bagaceira  na porta da gente”.

“Então, isso eu sinto que tem que melhorar muito. Eu limpo a minha porta, mas aí não compensa porque o lixo está na frente e volta tudo novamente. Eu como dona de casa tenho que manter minha porta limpa”.

Ane Fernandez, 27 anos, vendedora, bairro Caxixola

“Nossa quadra poliesportiva está em situação precária. Está largada e precisamos mais de praça, né? Que a praça que nós temos lá ainda não foi concluída, não fizeram a reforma e ela está lá toda bagunçada”.

“Era para entregar ano passado, mas não foi entregue. As nossas ruas são muito escuras, ali naquele postinho de saúde é muito escuro. É ter mais atenção para nosso bairro. Não é um bairro muito grande, mas é um bairro um pouco esquecido”.

Vanessa Santos, 18 anos, estudante, Sítio Santo Sé, depois da entrada de Bernardo Vieira

“A questão de acesso à zona rural. As estradas são muito ruins, muitas não são  pavimentadas ou asfaltadas, e em muitas nem sequer passam uma máquina para tentar apaziguar, mesmo que um pouco a situação que é ruim. Então muitas pessoas não conseguem ter acesso à cidade”.

“E todo esse pessoal da zona rural acaba se prejudicando bastante. Se você passar mal lá ou você corre atrás de alguém que tem um transporte próprio ou você morre por lá mesmo porque é uma região tão desprovida de tudo”.

Zélia Rodrigues, 49 anos, chaveira, bairro Vila Bela

“Os candidatos que ganharem a próxima eleição, eu gostaria que eles fizessem uns projetos para melhorar a saúde. Tem muitas pessoas que saem de madrugada para ir pegar fila nos postinho de saúde e também o transporte coletivo”.

“Porque está muito difícil, principalmente no bairro Vila Bela, no Ipsep também. O pessoal está falando muito que o ônibus demora muito para passar. Espero que os novos ou os velhos que continuarem façam alguma coisa para mudar nossa Serra Talhada”.