Publicado às 05h12 desta quarta-feira (1)

A virada de década tem deixado as pessoas ansiosas por mudanças, realizações e novas oportunidades. Nas últimas horas de 2019 o Farol de Notícias foi às ruas de Serra Talhada para saber o que a população iria mentalizar, pedir e planejar para o ano que acaba de chegar.

A nossa reportagem ouviu 10 moradores da cidade que estava saindo de seus trabalhos indo preparar a ceia de Réveillon ou aproveitando os últimos momentos para comprar presentes e roupas de fim de ano. Pensando no futuro, a maioria pensa de forma sensata e promete manter o pé no chão em 2020. Confira os relatos!

 

FALA POVO – METAS PARA 2020

 

Maria Cícera Marques, 45 anos, vendedora autônoma

“Esse ano foi um pouco difícil, muito difícil, porque a inconstância do dia a dia como vendedora autônoma, as vendas estão difíceis. Eu espero que ano que vem melhore, quero vender bem com certeza. Para 2020 o meu sonho é ter meu próprio negócio, uma lanchonete. Já tenho o plano, já está tudo formalizado, mas eu tenho esse propósito e só está faltando alguns ajustes. Quero ter meu próprio negócio”.

 

Pablo Ávila, 19 anos, publicitário

“Olha, 2019 foi um ano desafiador para mim, querendo ou não houve muito aprendizado, muito ajuste e estou pretendendo fazer todos os ajustes necessários para ter um 2020 mais brilhante ainda. Eu desejo realizar muitas coisas ano que vem, não tem como citar só um. Tenho planos para a vida profissional, a vida pessoal, amorosa. A minha maior meta é no quesito empreendedor, fiz alguns investimentos há algum tempo e estou percebendo que tive um grande avanço em 2019, quero levar isso como meu foco”.

 

Elias Félix, 53 anos, comerciante
“Sou natural de Carnaíba, mas moro em Serra Talhada há 37 anos. No âmbito pessoal foi um ano bom, graças a Deus, tive paz, saúde, alegria. Mas comercialmente não foi um ano tão fácil, a gente vem de uma recessão muito forte, ano de governo novo e comercialmente não foi um ano tão tranquilo. A gente pelo menos trabalhou dentro da expectativa, não é de crescimento, mas pelo menos vamos trabalhar dentro do meu e pelo menos empatar. Para o ano de 2020 a gente torce bastante para que seja um ano melhor, mas ainda fica a desconfiança por causa da economia do país.
Maria Isabel de Teixeira, 22 anos, estudante
“Sou de Olinda, mas já moro há seis anos aqui em Serra. Eu acho que 2019 para todos foi um ano difícil, porém foi um ano de aprendizado. É com a dificuldade, que a gente acaba superando as dificuldades para que 2020 seja transformador. É aprendendo que a gente vai aplicando. Eu espero que em 2020 eu possa trabalhar na minha profissão, que é professora. Ser professora hoje, nova e na área de exatas é um pouco complicado. Então, em 2020 eu quero estar trabalhando na minha profissão”.
Cristina Lima, 30 anos, técnica de enfermagem
“Esse ano não foi muito bom, foi em paz, mas eu não gostei do ano. Não consegui realizar algumas das minhas metas, não vou citar nenhuma específica, mas o ano não foi dos melhores. Em 2020 eu vou lutar para alcançar meus objetivos, meu sonhos. Não posso dizer que tenho algo em mente especificamente para realizar ano que vem. Mas espero que seja melhor que esse, que seja menos violento, mais tranquilo. E no trabalho, se tivesse um aumento, todo mundo quer um aumento”.
Gusttavo Inácio, 24 anos, microempreendedor
“O ano de 2019 foi legal. Foi difícil, mas que rendeu, digamos assim. Foi um ano difícil porque o mercado está um pouco devastado, as pessoas não querem mais gastar dinheiro como antigamente. Para 2020 eu espero que as coisas melhorem, que seja um ano de realizações, que o comércio melhore e aumente tudo. Não tenho nenhum desejo material, acho que isso é tão pequeno. Se for para desejar algo, que seja conhecer outros países, não é um plano necessariamente para 2020, mas quem sabe um dia”.
Maria do Socorro Félix, 19 anos, dona de casa
“Nasci em Princesa Isabel-PB, morei em Lagoa Grande e estou aqui há cinco anos. Em 2019 para mim foi um ano bom, eu acho que deveriam investir mais nas festas de fim de ano. Mas na minha vida foi tudo bem. Para o ano que vem o que eu queria mesmo é trabalhar, arrumar um trabalho, mas aqui não está tão fácil. Pode ser também porque eu parei de estudar e isso é uma coisa que eu quero voltar ano que vem. Estudar e trabalhar”.
Emanuel Pereira, 31 anos, administrador de empresas
“Olha, 2019 para mim foi dentro do esperado e com expectativas de 2020 ser bem melhor. De 2018 para 2019 já teve um avanço dentro do cenário político esperado, do meu desejado sim. E 2020 eu estou confiante que vai ser bem melhor. Este ano eu consegui realizar várias metas, só não consegui perder peso. No mais eu consegui. Ano que vem vou tentar perder alguns quilinhos para ver se melhora a saúde. Quero que não só eu, mas todas as outras pessoas consigam alcançar os seus sonhos almejados”.
Rodrigo Barros, 17 anos, estudante
“Para mim 2019 foi um ano ótimo, de várias experiências, várias realizações e estou com muita expectativa para o ano que vem, que 2020 seja melhor do que esse. A coisa mais legal que eu realizei este ano foi concluir o Ensino Médio, que a coisa que todo mundo sonha quando começa a estudar. Fiquei ansioso para terminar, mas agora estou com saudade da escola e todos. Mas agora é partir para outros sonhos. Para o ano que vem eu quero muita paz, saúde, para os meus familiares, sempre ao lado de todos. E quero entrar na faculdade, estou esperando a nota do Enem que só sai ano que vem e refletindo sobre as minhas possibilidades de curso”.
Mateus Magalhães Bezerra, 19 anos, estudante
“Particularmente, foi um ano bom. Apesar que o nosso país se encontra não tive alterações na minha rotina. Eu tenho projetos a longo prazo, este ano ficaram sim alguns objetivos sem conclusão, mas de degrau em degrau a gente vai conseguindo. Ah, 2020 é o ano da minha vida. Eu quero começar a faculdade, na verdade. Quero fazer Medicina nos Estados Unidos. Eu e meu amigo fazemos parte de uma academia de futebol e através dela a gente pode conseguir estudar e jogar futebol nos Estados Unidos. Em troca da bolsa para estudar nas universidades a gente jogar bola lá”.