Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 18h desta terça (24)

O Natal é a época mais bonita do ano, além das belas decorações e músicas que enfeitam e embalam as cidades, os corações ficam repletos de paz, amor e prosperidade. Período em que comemoramos o nascimento do menino Jesus e recobramos o sentido de família.

Os serra-talhadenses têm mantido essa tradição na ceia da véspera natalina. A reportagem do Farol de Notícias foi as ruas para saber como será a noite deste dia 24 de dezembro na cidade. Entre os pratos preferidos, a lasanha estará presente em quase todas as mesas da Capital do Xaxado.

FALA POVO – NATAL

 

Everton Santos, 26 anos, empresário
“Sou de São José do Belmonte, moro em Serra há seis anos. Meus pais estão lá em Belmonte e eu vou passar aqui mesmo com os meus amigos. Vamos nos reunir, fazer uma ceia básica em casa, uma coisa mais amigável. Com uma ceia tradicional, com peru, lasanha, carnes. Eu gosto bastante da lasanha, sempre tem que ter na minha ceia”.

Renata Amorim, 31 anos, atendente de loja 

“O meu Natal é em família nós sempre nos reunimos na minha casa ou na casa da minha avó. Este ano vai ser lá em casa, só eu, minhã mãe, meu marido, meu filho, minha tia e alguns amigos mais chegados. Cada um leva um prato diferente e a gente se reúne. A nossa ceia misturada, tradicional e moderna. Eu posso falar a verdade? Eu gosto de todos os pratos de Natal, todos são ótimos, uma delícia”.

Evandro Allisson, 31 anos, atendente de loja
“Sou de Santa Inês na Paraíba, vem para estudar e trabalhar em 2011. Nesses 8 anos meu Natal tem sido sozinho ou com amigos daqui de Serra Talhada. Eu nem gosto nem de falar muito sobre isso, porque temos o costume de passar o Natal sempre em família, mas pela necessidade tive que sair de casa. Quando vou para casa de amigos, que eles estão com seus familiares eu me sinto mal. Por isso meu Natal aqui tem sido só. Lá em casa era tudo bastante tradicional. Meus avós reuniam todos na casa e fazia ceia e tudo. No Natal eu não tinha um prato preferido, a salada de maionese, gostava de tudo”.
Poliana de Siqueira, 27 anos, dona de casa
“Vou passar esse Natal com a minha família, lá no São Cristóvão. Sempre reunimos a família no Natal. Não é uma família grande, muitos viajam nessa época, mas sempre passamos juntos. A gente faz uma ceia normal, com coisas bem típicas. Eu adoro a lasanha, é a minha preferida”.
Fabíola Sobrinho, 35 anos, empresária
“Vou passar este Natal em casa, com meus familiares e este ano vou fazer pela primeira vez a ceia na minha casa. Sempre passava na casa da família e este ano decidi que vou fazer na minha. Comprei a ceia feita, mas ela terá todos aqueles pratos tradicionais, o chester, arroz, farofas, salada, panetone, sobremesa e tudo mais. Sempre é em família o meu Natal e o meu prato preferido nessa época é o salpicão”.
Washinton Santos, 24 anos, atendente de loja
“Hoje vou trabalhar até 18h, não vou ceiar. Mas amanhã é que vou para a casa da minha namorada e depois para a casa dos meus pais. Nossa ceia é tradicional, ou a gente vai para o sítio nosso e faz a ceia com toda a família ou faz com todos aqui na cidade mesmo. Meu prato preferido no Natal, por incrível que pareça é o arroz com passas, que ninguém gosta. Eu não gosto do peru, mas um arroz com passas e farofa é o meu preferido”.
Thiago Magalhães, 22 anos, dançarino e atendente de loja
“Eu tenho planos de passar o Natal com a família, mas depois vou procurar meios de diversão com meus amigos. A ceia lá em casa é bem tradicional, reunindo toda a família, fazemos peru, lasanha, e minha mãe, minhas tias e eu preparamos toda a comida. Cada uma leva um prato, comemos, nos divertimos, fazemos amigo secreto, é ótimo. O meu prato preferido é a lasanha”.
Manuela Silva, 36 anos, musicista
“Meu Natal esse ano vai ser bem sossegado em Canaã, no Sítio, em casa com a família. Minha família toda não estará porque alguns estão na Bahia, outros em Recife. Minha mãe sempre faz a ceia de Natal e da Virada do Ano, bem tradicional. É a época que a gente mais come, come muito e engorda uns 10 kg com o peru, o arroz com frutas cristalizadas, farofas e passas”