tesoura dinheiro_50Por Marcelo Martins, funcionário da Prefeitura de Serra Talhada

Nessa quarta-feira (19) fui até a Agência da Caixa Econômica Federal aqui de Serra Talhada, para ver se conseguia fazer um novo empréstimo consignado, já que sou funcionário da prefeitura municipal. Esperei em torno de 30 minutos para ser atendido. Quando o funcionário fez a simulação disse que não dava para fazer, pois o meu saldo devedor era maior que a quantia a ser liberada.

Fiquei boquiaberto. Perguntei qual era o juro cobrado, o mesmo falou que era 3,38% e quando eu fiz o antigo empréstimo, os juros estavam em torno de 1,23%. Realmente saí dali muito triste. Mas fui a um correspondente da Caixa somente para tirar minha dúvida. Para minha indignação, a moça falou que realmente os juros que a Caixa Econômica está cobrando nos consignados da Prefeitura de Serra Talhada é 3,38% e o do Estado de Pernambuco em torno de 1,25%.

Questionei sobre esta diferença tão alta. Então, a moça explicou que a Prefeitura de Serra Talhada não tem data certa para repassar os valores que são descontados de nós, servidores, quem temos empréstimo atrelado a folha. Mais um absurdo deste governo. Eu queria saber do Procon se este serviço de diferenciação de juros para um mesmo serviço (consignado) é legal perante a lei.