Publicada às 04h59 desta quinta-feira (1)

Nessa quarta-feira (30), uma servidora da área da saúde da Prefeitura de Serra Talhada, que prefere não se identificar, entrou em contato com o Farol para fazer um reclamação sobre condições de trabalho. Segundo ela, o trabalho vem sendo exaustivo e nem as férias vão ter direito, além do mais o salário que antes vinha até dia 1º, está saindo depois do dia 5. Leia o desabafo abaixo:

“Gostaria que fizessem uma certa pesquisa de satisfação aos funcionários da saúde do município. Existe um decreto em vigor com certa restrição para tirarem férias, muitos não se encaixam e mesmo assim não podem tirar férias. Muitos estão trabalhando na exaustão, psicológico totalmente abalado diante toda essa situação de vacinas de Covid. Super compreendo que é necessário a efetividade de toda a equipe. Porém, acredito que com uma boa organização e empatia para com os seus funcionários dava pra todos tirarem férias”, relatou a servidora, acrescentando:

“Outro fator é sobre data de pagamento de salários. Qual justificativa do município pagar sempre adiantado aos funcionários da educação e não a saúde? Não estamos recebendo atrasado, graças a Deus. Porém, diante de toda logística de efetividade de pagamento por que uma secretaria recebe antes da outra se a proposta do município é unificar todas as datas? Enfim, não é bem uma denúncia, apenas alguns pontos que gostaria de mostrar. Outro ponto importante é que as técnicas de enfermagem e as próprias enfermeiras estão trabalhando redobrados e não vejo valorização salarial. A maioria não falam porque são contratadas. Mas estão trabalhando em exaustão. E não vejo qualquer reconhecimento mínimo que seja por parte da secretaria”, relatou.

O OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a Ouvidoria Municipal, que enviou nota assinada pela Secretaria de Saúde. Confira abaixo:

Em resposta ao teor da manifestação da leitora, informamos que a Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada ingressou em 29 de janeiro de 2021 com a  PORTARIA ADMINISTRATIVA Nº 001/2021 – PMST/SMS/GS, com vedações ao período de férias dos servidores da saúde, em decorrência da necessidade essencial da atuação dos referidos servidores no enfrentamento à pandemia da COVID-19 e na efetivação do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19.

Na data de 02 de março de 2021, a PORTARIA ADMINISTRATIVA Nº 003/2021 – PMST/SMS/GS revogou a Portaria anterior, facultando de modo flexível, porém, programático, às férias dos servidores do quadro da saúde, de forma gradativa e por setores, com a finalidade de não interromper ou afetar a continuidade dos serviços essenciais.

Ressaltamos ainda que a Secretaria Municipal de Saúde sempre foi adimplente nos repasses dos seus proventos, sem qualquer manifestação de atraso para seus servidores, realizando-os até o 5º (quinto) dia útil do mês subsequente.

Por fim, reforçamos o reconhecimento e o mérito de todos os profissionais de saúde que compõem a atenção primária, garantindo, inclusive, o recebimento de incentivo sobre produção e desempenho, com fulcro na legislação da PMAQ-AB. Atualmente, estamos empenhados de forma legal, na inclusão de todas as categorias e programas possíveis para composição dos incrementos de incentivos e desempenho.

Att.

Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada