Do G1

Na segunda-feira (29) foram registrados sete casos de violência contra a mulher no Agreste e no Sertão de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, os casos aconteceram em Serra Talhada, Bom Conselho, Angelim, Buíque, Tupanatinga, Pedra e Sertânia.

Em Serra Talhada, a polícia informou que, após um desentendimento, o companheiro da vítima a agrediu com socos. Um caso semelhante aconteceu em Bom Conselho, quando a vítima informou que estava discutindo com o companheiro quando ele a mordeu e a ameaçou com uma faca. Ainda de acordo com a PM, a mulher prestou queixa na Polícia Civl para conseguir uma medida protetiva.

Já em Angelim, o suspeito esfaqueou a companheira com um facão. O suposto criminoso fugiu e a vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo a Polícia Militar, ao realizar buscas, o homem foi encontrado em um sítio próximo ao local do crime.

Também sobre o caso de Angelim, testemunhas informaram que o caso aconteceu após uma discussão entre o casal. A Polícia Militar, encontrou a arma do crime na residência onde o casal mora. O suspeito foi preso em flagrante e vai passar por audiência de custódia.

Em Buíque, uma agricultura foi agredida pelo companheiro dentro de um bar. Ele foi preso em flagrante. Outros casos semelhantes foram registrados em Tupanatinga, Pedra e Sertânia.

14 mil casos de violência em 2018
De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), de janeiro a setembro deste ano, um total de 14.362 casos de violência contra a mulher foram registrados no interior do estado. O mês mais violento foi março, com 1.821 ocorrências, enquanto o menos foi janeiro, com 1.494.

Em Serra Talhada, por exemplo, nos nove primeiros meses de 2018 a SDS contabilizou 378 casos de violência contra a mulher. Já Caruaru é o município com maior número de ocorrências no interior e o segundo maior no estado.

Neste ano, foram 1.761 casos deste tipo de crime em Caruaru. Fevereiro foi o mês menos violento, com 136 ocorrências; março foi o mais, com 233 casos. Em 2017, o município do Agreste registrou um total de 2.137 ocorrências de violência contra a mulher.