Do Folhape

Os setores econômicos que já estão em funcionamento vão ter duas ampliações a partir desta segunda-feira (27). O Governo de Pernambuco permitiu a ampliação do horário de funcionamento dos shopping centers, podendo abrir duas horas mais cedo e o aumento da capacidade dos clientes dentro das lojas de varejo, tanto dos shoppings quanto na rua. A medida foi tomada após o governo analisar os números do coronavírus em Pernambuco, e observar uma queda na curva de contágio e faz parte da flexibilização das atividades econômicas do Plano de Convivência com a Covid-19

Shopping centers podem funcionar agora das 10h às 20h, antes estavam liberados para funcionar das 12h às 20h ou das 11h às 19h. Já as lojas de varejo de rua e dos malls podem receber um cliente para cada 10 metros quadrados (m²). A medida dobra a capacidade dos estabelecimentos, que antes só estavam autorizados a receber um cliente para cada 20 m².

As mudanças serão válidas para a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zonas da Mata Norte e Mata Sul, beneficiando cerca de 72 municípios. Apesar da flexibilização dos horários, os shoppings devem permanecer com as medidas de higienização e segurança no acesso ao empreendimento e nas dependências. Medição de temperatura, marcação de distanciamento social e fornecimento de álcool 70%, estão entre as medidas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach, a medida foi tomada com o intuito de melhor distribuir o público nos estabelecimentos. “Observamos o comportamento dos clientes com a volta da operação de alimentação nesses estabelecimentos (shoppings) e decidimos por antecipar a abertura para poder diluir o fluxo nessa entrada, separando quem quer fazer compras de quem quer ir ao shopping para se alimentar”, disse.

A mudança de horário, está sendo aderida pelos shoppings da RMR. O Shopping Recife adequou o seu horário, e vai funcionar agora de segunda a sábado, das 10h às 20h e aos domingos, das 11h às 20h. O centro de compras informou ainda que vai fazer ainda a atualização da capacidade de clientes por loja.

Shopping Tacaruna e Plaza Shopping também vão abrir as portas mais cedo, com base na autorização do Governo de Pernambuco. O novo horário de funcionamento será das 10h às 20h, de segunda à sábado. Aos domingos, continuará das 12h às 20h. As Praças de alimentação dos dois malls funcionam no mesmo horário de funcionamento do shopping. No Plaza, o ponto de coleta permanece funcionando das 12h às 20h, de segunda a sábado. O mesmo horário também foi adotado pelo RioMar Shopping, Camará Shopping, Shopping Guararapes, Shopping Costa Dourada e Paulista North Way.

Já no Shopping Patteo Olinda, as operações poderão abrir de forma facultativa às 10h a partir de hoje, encerrando o funcionamento as 20h. A administração do centro de compras optou por estabelecer este prazo até a próxima sexta-feira (31). Aos domingos, o mall estabeleceu o horário obrigatório das 12h às 20h.

O Shopping Boa Vista também aderiu ao novo horário de abertura, porém, encerra as atividades as 19h, de segunda a sábado. Aos domingos, o centro de compras permanece sem funcionamento.