Fotos: Farol de Noticias/Celso Garcia

Publicado às 13h55 desta quinta-feira (7)

Um mar de cores e culturas invadiu a rua Enock Ignácio de Oliveira neste dia 07 de Setembro, em Serra Talhada. A equipe de reportagem do Farol esteve presente em mais um desfile cívico em homenagem a Independência do Brasil. O evento que teve como tema “Brasil: uma terra de todos nós” começou às 08h com o hasteamento da bandeira e a execução do hino nacional em frente ao palanque montado na rua da prefeitura, onde estavam diversas autoridades politicas, dentre elas, a prefeita Marcia Conrado e deputados aliados.

Cerca de 50 instituições se apresentaram para o público levando cartazes e personagens que remetiam a cultura, história, geografia e política de cada região do Brasil. As manifestações culturais como danças, literatura, culinária do sudeste, nordeste, centro-oeste, sul e norte ganharam vida através do trabalho realizado por escolas e entidades participantes do evento.

Apesar da maioria das agremiações trazer cartazes de aclamação ao País e as suas qualidades, alguns grupos seguiram caminho diverso, mostrando os contrapontos entre o que há de belo no Brasil e os problemas sociais que afetam as minorias.

O grupo Folhas Outonais exibiu faixas  onde lembrava que apesar do Brasil ser um país democrático e cheio de riquezas naturais, ainda há muitos direitos a serem garantidos para mulheres, negros, idosos, crianças, etc. Eles  lembraram também do alto índice de feminicídios no pais, da poluição que afeta a fauna e flora brasileira, da desigualdade social, além disso chamaram atenção para a campanha de combate a violência contra o idoso.

Outro grupo especial foi o da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -Apae- que ressaltou a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual  e Múltipla. Um pelotão curioso chamou a atenção do público pelo tema apresentado, foram os alunos da Escola Municipal Zuleide Feitosa que vestidos com as cores da bandeira de Serra Talhada carregavam fotografias dos 17 vereadores do município.

A 233ª Festa de Nossa Senhora da Penha foi evocada pelo pelotão formado por grupos eucarísticos da Matriz da Penha, como o Terço das Mulheres, EJC, Pastoral dos Idosos, dentre outros.

Rio amazonas, chapada dos Guimarães, Caretas de Triunfo, Olodum, Museu de Arte de São Paulo, mitos, lendas e crenças, todos os pontos que fazem o Brasil ser reconhecido e adorado desfilaram em uma profusão de cores por cada escola. Cavaleiros e amazonas finalizaram o desfile enaltecendo a tradição nordestina da vaquejada e concluindo mais um desfile cívico serratalhadense.

PÚBLICO RECLAMA DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

Muitas pessoas que acompanhavam o desfile das escolas reclamaram pela falta de organização. Boa parte do público invadiu a rua e caminhava ao lado dos pelotões, outra parte ficou parada nas laterais dificultando a passagem das escolas e impedindo as demais pessoas que estavam na calçada de enxergar as apresentações. Foi notado pela equipe do Farol que  haviam poucos guardas municipais  gerindo a aglomeração de pessoas.

CONFIRA FOTOS