Do Correio Brasiliense

ConecteSUS, e-SUS Notifica e Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) estão fora do ar desde a madrugada desta terça-feira (17/5). A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde, nesta manhã.

Para evitar que outras plataformas sejam acessadas caso se trate de um ciberataque, a pasta suspendeu o funcionamento das plataformas temporariamente. A expectativa é de que o ConecteSUS, o e-SUS Notifica e o SI-PNI sejam restabelecidos ainda hoje. Até o momento, não há informações sobre os danos armazenados.

“O Ministério da Saúde Informa que o Programa Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI se encontram em manutenção corretiva, com previsão de retorno para as 16h. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou nessa segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido e, para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda análise seja realizada. Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas”, diz a nota da pasta.

O ConecteSUS — fonte de controle de saúde e geradora do comprovante digital de vacinação contra a Covid-19 — reúne dados de vacinação, medicamentos e consultas, entre outros no Sistema Único de Saúde (SUS). A plataforma já foi invadida em outras circunstâncias.

Veja também:   População denuncia abandono do cemitério de ST