Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Concursos no Brasil

 

Na última semana foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) o edital do ProUni, SiSU e Fies com as regras e os cronogramas de cada programa para o segundo semestre. Os processos seletivos utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para selecionar os candidatos interessados em iniciar os estudos em instituições de Ensino Superior privadas ou públicas.

SiSU, ProUni e Fies já têm datas de inscrição; confira os calendários 2023/2

Os programas do SiSU, ProUni e Fies estão com as datas confirmadas nos editais publicados pelo Ministério da Educação. Os candidatos que desejam ingressar no Ensino Superior devem estar atentos aos procedimentos de cada iniciativa.

Na última semana foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) o edital do ProUni, SiSU e Fies com as regras e os cronogramas de cada programa para o segundo semestre. Os processos seletivos utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para selecionar os candidatos interessados em iniciar os estudos em instituições de Ensino Superior privadas ou públicas.

Apesar disso, cada um desses programas possui um objetivo distinto, com critérios de elegibilidade, valores específicos na concessão de bolsas e calendários particulares. Sendo assim, é importante que os candidatos acompanhem as orientações de cada edital, conferindo os prazos e requisitos para participação.

Em todos os casos, os candidatos não precisam pagar nenhum tipo de taxa para se inscreverem no SiSU, ProUni ou Fies. Ademais, as inscrições são realizadas por meio do Portal Único de Acesso. Saiba mais informações a seguir:

Calendários 2023/2 do SiSU, ProUni e Fies

1) Sistema de Seleção Unificada (SiSU)

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido como SiSU, reúne em um sistema eletrônica gerenciado pelo Ministério da Educação oferecidas por instituições públicas de Ensino Superior de todo o Brasil. Neste contexto, a maioria das vagas são ofertadas por Universidades Federais e Institutos Federais.

Por meio desse sistema, a seleção dos estudantes é realizada a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio até que se preencham todas as vagas. No geral, a seleção é organizada com base no número de vagas por curso e modalidade de concorrência, a partir da escolha dos candidatos inscritos.

Assim, os estudantes são selecionados por ordem de maior classificação, em cada um das duas edições anuais do SiSU. Neste ano, as datas previstas são:

  • Período de inscrições: 19 a 22 de junho;
  • Resultado da chamada regular: 27 de junho;
  • Matrícula: 29 de junho a 04 de julho;
  • Prazo final da lista de espera: 27 de junho a 04 de julho.

2) Programa Universidade para Todos (ProUni)

O Programa Universidade para Todos consiste em uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Educação para oferecer bolsas de estudo, integrais e parciais de até 50% do valor da mensalidade do curso em instituições particulares da Educação Superior. Dessa maneira, são oferecidas bolsas em cursos de Graduação e sequenciais de formação específica.

O público previsto são os estudantes brasileiros que não possuem diploma de nível superior. Neste caso, a pré-seleção tem como base o resultado obtido pelo candidato no Enem, considerando as duas últimas edições imediatamente anteriores ao processo seletivo do programa de bolsas. Em 2023, as datas previstas para a seleção são:

  • Período de inscrições para a primeira chamada: 27 a 30 de junho;
  • Realização de primeira chamada: 04 de julho;
  • Confirmação de dados da primeira chamada: 04 a 14 de julho;
  • Realização da segunda chamada: 24 de julho;
  • Confirmação de dados da segunda chamada: 24 de julho a 03 de agosto;
  • Manifestar interesse pela lista de espera: 14 de julho a 15 de agosto;
  • Resultado final da lista de espera: 18 de agosto;
  • Confirmação de dados da lista de espera: 21 a 28 de agosto.

3) Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação que tem como principal objetivo conceder financiamento aos estudantes para garantir o acesso ao Ensino Superior em instituições particulares. No próximo semestre, as datas previstas são:

  • Período de inscrições: 04 a 07 de julho;
  • Pré-seleção da primeira chamada: 11 de julho;
  • Fornecimento das informações necessárias para a primeira chamada: 12 a 14 de julho;
  • Pré-seleção da lista de espera: 18 de julho a 29 de agosto.