Do G1-PE

Subiu para oito, neste domingo (15), o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. Ao todo, segundo o governo do estado, são 127 notificações, com 47 descartes, 61 suspeitas e 11 casos prováveis. No sábado (14), foi identificado o primeiro caso de transmissão local, que é quando ainda é possível detectar o paciente transmissor.

O governo considera casos prováveis as pessoas que tiveram contato direto com pacientes que tiveram o exame confirmado para coronavírus e que apresentaram sintomas da Covid-19. As informações foram divulgadas no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, durante reunião entre o governador Paulo Câmara (PSB) e o secretariado.

Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Coronavírus: veja perguntas e resposta
Em relação ao boletim divulgado no sábado (14), houve o acréscimo de um caso confirmado. Segundo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, se trata de mais um caso de transmissão que ocorreu fora do Brasil.

“Esse caso é importado, de uma pessoa que passou por França e Espanha. É uma mulher, de 58 anos, moradora do Recife. Ela está em isolamento domiciliar”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Longo, um dos casos negativados neste domingo (15) foi o da irlandesa que estava a bordo do navio Silver Shadow, isolado no Porto do Recife depois que um idoso de 78 anos foi internado e teve o exame positivo para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

“Também estávamos investigando o caso da empregada doméstica do casal que viajou para a Itália e teve exames confirmando o coronavírus. Ela [a doméstica] testou negativo para o novo vírus, mas positivo para um antigo tipo de coronavírus, que não tem a ver com a Covid-19. Por causa disso, em sete dias, teremos que repetir”, afirmou o secretário.

De acordo com o governador Paulo Câmara, o aumento do número de casos já era esperado. “A gente está trabalhando num cenário de os casos, desde o primeiro, serem ampliados. Não temos nenhum caso que não se saiba de onde veio a transmissão e só temos uma transmissão por contato com outra pessoa. Isso faz com que as medidas tenham algum alcance, mas fiquem, majoritariamente, restritas ao Recife”, afirmou o governador.

Desde a sexta-feira (13), Pernambuco tem realizado os próprios exames para diagnosticar o novo coronavírus. Foram enviados, pelo Ministério da Saúde, 240 kits de testagem rápida e os profissionais foram capacitados para realizar o diagnóstico.

“Nossa meta é ampliar a testagem em Pernambuco. Temos acompanhado o crescimento da necessidade de mais exames e vamos repor os kits para que fiquemos preparados. Desde a sexta, já estamos fazendo os exames aqui e isso deu uma velocidade nos descartes. Já estamos com oito casos confirmados e, com esses diagnósticos, as ações poderão acontecer de forma mais ordenada”, declarou Paulo Câmara.