O Natal chegou, como sempre, recheando a vida de muita gente com bons sentimentos. Eis o momento de cultivar aquele gostinho de solidariedade, princípio ativo do amor  fraterno e universal. Foi com esse espírito que quatro estudantes do curso de Química da Uast/UFRPE (Unidade Acadêmica de Serra Talhada) tomaram uma decisão ousada em ajudar centenas de crianças e adolescentes da escola Irnero Ignácio na Capital do Xaxado.

Tomados pelo desejo de ajudar sem pedir nada em troca, eles começaram a oferecer aulas gratuitas de reforço para alunos do 7º ano do Fundamental até o 3º do Ensino Médio. Em uma semana de trabalho, mais de cem estudantes foram beneficiados com aulas preparatórias de matemática, química e física. O passaporte de entrada? Um quilo de alimento. Tudo deve ser doado, ao final do curso, em bairros carentes de Serra Talhada, avisam os estudantes da Uast envolvidos no projeto.

SOLIDARIEDADE: Neste Natal, conheça o projeto 'Onde há educação não há fome'
ESTUDANTES DE QUÍMICA DA UAST: SOLIDARIEDADE ALIADA À EDUCAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

“Por isso que o projeto ganhou também o nome de ‘Onde há educação, não há fome'”, justifica Flávio Jean, 23 anos, um dos que ministram aulas de reforço no Irnero Ignácio. Ele conta que também foi ex-aluno da escola e como muitos, sentiu dificuldades em certas matérias durante o período de provas. “Por isso eu tive essa ideia juntamente com meus colegas de curso para ajudá-los a passar de ano”, relata. Flávio Jean conta que pretende ampliar a iniciativa para outras escolas públicas de Serra Talhada a partir de 2013.

“Essas aulas foram organizadas da seguinte forma: diariamente com turmas diversificadas, com uma hora de aula cada turma, para cada disciplina escolhida pelos alunos. O projeto foi bem recebido, apoiado e bem visto pela direção, professores e alunos da instituição. Três dos quatro membros da equipe já passaram pela escola escolhido para o projeto, a qual é modelo em ensino e aprendizagem. E dois deles são atualmente estagiários da escola”, conta Flávio Jean, com satisfação, anunciando que vai espalhar o sentimento de solidariedade também para outros cursos da UAST e ampliar o projeto a partir do próximo ano.

OS ENVOLVIDOS

O projeto teve com membros: Flavio Jean, 23 anos, atualmente estagiário da escola Irnero Ignácio, ex-aluno; graduando do 6º período de Química. Débora Kalliny, 24 anos, atualmente estagiária da escola; ex-aluna do Irnero Inácio e graduanda do 3º período de Química pela UFRPE. Vagner Pereira, 22 anos, também ex-aluno do Irnero Ignácio; graduando do 5º período de Química e Thalys Maicon, graduando 5º período de Química.