Solux dá dicas para vendas no comércio eletrônicoAssim como o gerenciamento do estoque, a administração de seu negócio online poderá ser feita por você ou poderá ser terceirizada. Aqui, no entanto, novos fatores entram em pauta. Se você possui um sistema de gestão integrado à sua plataforma de vendas, o processo administrativo será muito mais simples, de forma que você ou algum funcionário poderá gerir o comércio muito mais precisão e propriedade.

No entanto, se sua plataforma não é integrada ao sistema de vendas, é possível que você precise terceirizar este setor para que a empresa possa ser gerida adequadamente. Independentemente de sua escolha, o pessoal responsável pela administração do negócio precisa estar focado e ser de confiança, de forma que estejam focados no crescimento da empresa.

Caberá ao proprietário da empresa, no entanto, decidir a linha de atuação da gerência. Seja qual for o tamanho do seu ecommerce ou número de funcionários, é tarefa do proprietário direcionar, apontar falhas e exaltar as qualidades para que a empresa siga trabalhando em sincronia.

Assim sendo, é importante garantir que todos entendam seus papeis e o cumpram devidamente para garantir o bom funcionamento de seu comércio eletrônico.

Recursos Humanos

Por último, mas não menos importante, o papel do RH é importante para manter a empresa dentro dos parâmetros e leis trabalhistas. Muitos comércios online optam por não utilizarem os Recursos Humanos, sobretudo as empresas de pequeno e médio porte.

Este é um papel que pode ser exercido internamente na empresa ou também terceirizado, já que existem inúmeras empresas preparadas e capacitadas para isso. O RH é responsável por tornar a administração da empresa mais fácil, já que é por meio desta área que você poderá recrutar novos funcionários, avaliar seus desempenhos, promover colaborações, treinamento, gerenciar dinâmicas na empresa etc.

Importância do Atendimento Pós-venda

Engana-se quem acredita que a ação se encerra com a venda de um produto ou serviço. Este é, na verdade, um erro muito comum: não investir no atendimento pós-venda. De acordo com dados obtidos pelo Sebrae, a receita de empresas é oriunda, em 65% das vezes, de clientes de base. Assim sendo, apenas 35% advém de novos clientes.

Dessa maneira, não é apenas um bom preço ou a qualidade do produto responsáveis por fidelizar clientes, mas um bom e rápido atendimento para cuidar de assuntos como devoluções, possíveis problemas na mercadoria, trocas etc.

Além disso, as empresas que operam digitalmente encontram no marketing digital um excelente aliado não apenas para captar nova clientela, mas também para promover ações de fidelidade e divulgação de promoções, por exemplo.

As principais ações promovidas pelas agências de marketing digital são:

  • Posts em redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Re-marketing;
  • Ações com pessoas influentes em redes sociais;
  • Posts em blogs;
  • Banners;
  • Cupons de desconto;
  • Divulgação nas páginas sociais.

Formas de Pagamento Aceitas

Hoje em dia existem diversas soluções destinadas às formas de pagamento online. Obviamente este é um ponto que deve ter um cuidado muito especial, já que é por onde você conseguirá obter seu lucro e deverá, além disso, manter seu comprador seguro.

A segurança aqui indicada não deve ser negociada. Para ter um negócio de sucesso, a transparência e a segurança dos dados de pagamento do seu cliente são pontos fundamentais e que irão dar sustentação ao seu negócio.

Atualmente você pode recorrer aos sistemas que já possuem soluções de pagamento seguras, simples e sem muita burocracia. Veja abaixo as principais formas de pagamento aceitas pelos sistemas de e-commerce:

Boleto Bancário

Boletos bancários são títulos de pagamento que o consumidor obtém após finalizar uma compra. Os boletos podem ser pagos em agências bancárias ou até mesmo pela internet, caso o consumidor utilize aplicativos ou sites bancários. Esta é a melhor opção para quem deseja realizar uma compra à vista ou para quem não possui cartões.

No documento constam as informações do emissor do boleto e do receptor, bem como a data de vencimento, a linha digitável – por onde o pagamento é identificado – e informações da instituição emissora do documento. A principal vantagem desta modalidade de pagamento é que qualquer pessoa pode ter acesso.

Já a desvantagem é que o documento não é compensado instantaneamente. Isso quer dizer que, após seu pagamento, pode-se levar de 24 a 72 horas até que o pagamento seja aprovado.

Gateway de Pagamento

Gateways são sistemas de pagamentos destinados a lojas online. Nesta modalidade, os gateways realizam a transmissão de informação sobre os pagamentos de forma que as operadoras de cartões de crédito e banco verificam os dados e autorizam a compra.

No entanto, a principal desvantagem desta modalidade é a forma de recebimento. Isso quer dizer que se um consumidor parcelar sua compra em 10 parcelas, o vendedor receberá da mesma forma.

Além disso, é necessário que o contratante adquira um sistema antifraude e de segurança, pois o gateway não disponibiliza tal cobertura. Isso não ocorre, por exemplo, com as empresas intermediárias.

Intermediário de Pagamento

Os intermediários de pagamento representam uma excelente forma de pagamento para as lojas online.

São empresas que tornam o pagamento mais fácil e oferecem o suporte de segurança necessário. No entanto, este sistema possui uma das maiores taxas em casos de abandono de carrinho.

Além disso, a demora na confirmação de pagamento também é uma das desvantagens, pois pode levar, em média, 48 horas para que o pagamento seja confirmado.

No entanto, os facilitadores costumam ser uma das opções com maior número de adeptos.

O ideal é que o lojista aceite o maior número de formas de pagamento para que obtenha uma boa conversão de clientes. Assim sendo, quanto mais formas de pagamento você aceitar, maior será a taxa de compras em sua plataforma.