Do Diario de Pernambuco 

O cineasta americano Steven Spielberg produzirá anualmente diversos filmes para a Netflix, anunciou a empresa nesta segunda-feira (21), em um acordo que mostra como Hollywood se voltou totalmente para as plataformas de streaming. A aliança com Spielberg é um grande passo para a Netflix, em um momento em que a competição com rivais como Disney + e HBO Max está cada vez mais acirrada.

O acordo foi anunciado após relatos de que Spielberg seria altamente cético em relação aos filmes na web e até teria tentado impedir os filmes da Netflix de competir no Oscar, o que o próprio Spielberg negou.
Em uma declaração conjunta sobre o acordo com a Netflix, o diretor de Tubarão e Lista de Schindler descreveu “esta nova via para nossos filmes” como uma “oportunidade incrível de contar novas histórias juntos e alcançar o público de outra maneira.”
Spielberg também elogiou seu relacionamento próximo com o copresidente da Netflix, Ted Sarandos, um homem fora da indústria que se tornou um dos principais e mais poderosos empresários de Hollywood. “Estamos honrados e entusiasmados por fazer parte deste capítulo na história do cinema de Steven”, disse Sarandos.
A Amblin Partners, empresa de Spielberg, continuará a produzir para a Universal, já que sua próxima versão de West Side Story será lançada pela 20th Century, de propriedade da Disney.
O anúncio desta segunda-feira não especifica se Spielberg, que produziu mais filmes nos últimos anos do que dirigiu, dirigirá algum dos filmes da Netflix.
O acordo é firmado em um momento no qual a indústria muda o modelo de longa-metragem de cinemas para produções lançadas em plataformas on-line simultaneamente e até antes do que na tela grande. Algumas vezes, os filmes nem chegam aos cinemas. A mudança também foi acelerada pela pandemia da Covid-19.
Outra produção de Spielberg, Os 7 de Chicago, estava programada para ser lançada pela Paramount no ano passado nos cinemas, mas acabou na Netflix quando milhares de cinemas foram fechados.
O acordo também não especifica se os filmes de Spielberg para a Netflix estrearão primeiro na tela grande.
Outros diretores celebrados recentemente assinaram acordos com a Netflix, incluindo Martin Scorsese (O Irlandês), Spike Lee (Destacamento Blood) e David Fincher (Mank).