ST comemora colocações no Previne Brasil

Da Assessoria

Publicado às 06h07 desta quinta-feira (27)

Apesar da pandemia da Covid-19, o Município de Serra Talhada vem se destacando em âmbito regional e estadual de acordo com os resultados do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que mede os indicadores relativos aos serviços da Atenção Básica dos municípios. No primeiro quadrimestre de 2021, Serra Talhada ficou em 4º lugar e no segundo quadrimestre do referido ano ficou em 7º lugar no Estado de Pernambuco.

De acordo com a secretária de Saúde, Lisbeth Rosa Lima, Serra Talhada quando comparada aos municípios elegidos, é a mais populosa. Para ela é um motivo de felicidade, pois mesmo com a pandemia da Covid-19, a pasta conseguiu prestar uma saúde de qualidade a nossa população.

ST comemora colocações no Previne Brasil

“No que se refere aos indicadores do Previne Brasil, programa federal que garante recursos para a Atenção Primária, obtivemos resultados muito satisfatórios no ano passado, ficando entre os primeiros municípios do estado, com indicadores positivos referentes ao atendimento de gestantes, cobertura de exames, cobertura vacinal e acompanhamento dos pacientes com hipertensão e diabetes”, destacou .

No comparativo com as três cidades que obtiveram os melhores resultados do ranking no primeiro quadrimestre e com as seis cidades com melhores resultados no segundo quadrimestre de 2021, Serra Talhada tem o maior índice populacional, o que representa maior volume de demandas na Atenção Básica.

SAIBA MAIS

O Programa Previne Brasil avalia a proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 20ª semana de gestação; a proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

Assim como também é avaliado a cobertura de exame citopatológico; a cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; o percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; e o percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

ST comemora colocações no Previne Brasil ST comemora colocações no Previne Brasil