Projeto de Africanidades / Fotos cedidas pela professora Daniela Malta
O incentivo a pesquisa científica tem motivado alunos e professores de Serra Talhada a repensar suas práticas em sala de aula. Estudantes e professores do município aprovaram cinco pesquisas científicas para a 68ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada na Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro, de 3 a 9 de julho. Os docentes da escola Cônego Torres analisaram projetos pedagógicos que ganharam destaque no congresso, além de participarem de pesquisas produzidas na zona rural da cidade e nos cursos de Ensino Superior.
As professoras Elisa Pereira, Márcia Pereira, Irleide Quixabeira e Marinalva Almeida aprovaram o projeto “Maticando: é praticando que se aprende matemática”, desenvolvido com alunos do Cônego Torres. As professoras Auda Godoy, Daniela Malta, Maria Cristina Xavier e Rejane Pereira aprovaram projeto – “Africanidades: eu sou porque nós somos”. O terceiro trabalho foi sobre cultura – “Saberes e Subjetividades de uma Cultura Milenar: Chamado da Terra”, dos professores: Zizinha Loureiro, Adriana Pessoa, Jairton Mattos e Ana Xavier.
Projeto desenvolvido no Assentamento Virgulino Ferreira
Em conversa com o FAROL, Daniela Malta explicou que as pesquisas desenvolvidas foram apresentadas para toda a comunidade escolar antes de ir para a SBPC. “Na ocasião contamos com a presença dos alunos, do secretário de Educação, Edmar Júnior; o secretário executivo da Educação, Cícero Lopes; o gestor de Recursos Humanos, Eliando Silva; a equipe gestora do Cônego Torres, Fátima Oliveira e Edvania Patriota e a gerente de políticas públicas para educação integral, Evani Cordeiro. As pesquisas são resultados das nossas práticas de sala de aula”, disse.
Em parceria com pesquisadores da UFRPE/Uast, Américo Garcia e Aline Luz, orientados pelo professor Antônio Nascimento e auxiliados pela professora do município, Edivânia Patriota desenvolveram o trabalho “As contribuições da topografia para o ensino da matemática nas turmas da educação de jovens e adultos do campo no município de Serra Talhada – PE”, no Assentamento Virgulino Ferreira. A Aeset também levará trabalhos sobre o ensino de literatura no Ensino Médio, produzidos por alunos do curso de Letras bolsistas do Proupe.
Alunos do Ensino Fundamental que participaram dos projetos desenvolvidos no Cônego Torres
Alguns dos professores do Cônego Torres que aprovaram trabalhos
10 comentários em ST dá show em pesquisa e se destaca em congresso nacional; professores comemoram