proj-africanidades

Projeto de Africanidades / Fotos cedidas pela professora Daniela Malta

O incentivo a pesquisa científica tem motivado alunos e professores de Serra Talhada a repensar suas práticas em sala de aula. Estudantes e professores do município aprovaram cinco pesquisas científicas para a 68ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada na Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro, de 3 a 9 de julho. Os docentes da escola Cônego Torres analisaram projetos pedagógicos que ganharam destaque no congresso, além de participarem de pesquisas produzidas na zona rural da cidade e nos cursos de Ensino Superior.

As professoras Elisa Pereira, Márcia Pereira, Irleide Quixabeira e Marinalva Almeida aprovaram o projeto “Maticando: é praticando que se aprende matemática”, desenvolvido com alunos do Cônego Torres. As professoras Auda Godoy, Daniela Malta, Maria Cristina Xavier e Rejane Pereira aprovaram projeto – “Africanidades: eu sou porque nós somos”. O terceiro trabalho foi sobre cultura – “Saberes e Subjetividades de uma Cultura Milenar: Chamado da Terra”, dos professores: Zizinha Loureiro, Adriana Pessoa, Jairton Mattos e Ana Xavier.

proj-zonarural

Projeto desenvolvido no Assentamento Virgulino Ferreira

Em conversa com o FAROL, Daniela Malta explicou que as pesquisas desenvolvidas foram apresentadas para toda a comunidade escolar antes de ir para a SBPC. “Na ocasião contamos com a presença dos alunos, do secretário de Educação, Edmar Júnior; o secretário executivo da Educação, Cícero Lopes; o gestor de Recursos Humanos, Eliando Silva; a equipe gestora do Cônego Torres, Fátima Oliveira e Edvania Patriota e a gerente de políticas públicas para educação integral, Evani Cordeiro. As pesquisas são resultados das nossas práticas de sala de aula”, disse.

Em parceria com pesquisadores da UFRPE/Uast, Américo Garcia e Aline Luz, orientados pelo professor Antônio Nascimento e auxiliados pela professora do município, Edivânia Patriota desenvolveram o trabalho “As contribuições da topografia para o ensino da matemática nas turmas da educação de jovens e adultos do campo no município de Serra Talhada – PE”, no Assentamento Virgulino Ferreira. A Aeset também levará trabalhos sobre o ensino de literatura no Ensino Médio, produzidos por alunos do curso de Letras bolsistas do Proupe.

proj-conego (1)

Alunos do Ensino Fundamental que participaram dos projetos desenvolvidos no Cônego Torres

proj-conego (2) proj-conego (3)

Alguns dos professores do Cônego Torres que aprovaram trabalhos

proj-conego (4)