ST ganha uma médica humanista com uma linda história de vida

Por Giovanni Sá, Editor-geral do Farol

A imagem acima é da Dra. Luiza de Marillac Duarte de Sá, ou para nós, apenas ‘Laquinha’. Ela é minha irmã, dentro do rol de sete filhos do casal Custódio Sá e Maria Luiza Duarte de Sá (In memorian). Neste final de semana, em São Paulo, Marillac encerrou um ciclo de vida que sempre buscou, dando inicio a outros que virão. Concluiu o curso de medicina, e conquistou seu diploma após muitas batalhas vencidas, com altos e baixos.

Mas a história de vida dessa mulher com ares de menina é incrível. Serena e atenta a tudo, acho que saiu de casa muito cedo para estudar em Recife, e ainda me lembro, quando estava num internato de freiras católico, que só permitia sair aos finais de semana. Eu morava por lá esta época, e muitas vezes fui busca-la para passar finais de semana comigo. Eram abraços trocados e saudades compartilhadas.

Vivemos juntos muitas histórias. Drª Luiza se tornou mãe, e lá estou de novo em sua vida, como padrinho da Beatriz (Bia) uma adolescente ‘antenada’ nos dias de hoje. Fui um dos primeiros a saber da sua gravidez, depois de muitas tentativas.

Mas a vida é assim, está sempre apresentando desafios e provas. Há cerca de três anos, minha irmã recebeu a triste noticia de estar acometida por um câncer de mama. Novamente, fui um dos primeiros a saber, e choramos juntos.

Com a graça de Deus, a pequena notável deu a volta por cima. Que coragem! Lutou, viveu todas as fases com bravura… e venceu. Todos tiramos lições deste episódio. A minha é que acabei de ganhar uma heroína sem capa e espada.

Por isso que acredito que Marillac será uma médica diferente, porque enxerga como coração. Em 2026, vem o desafio dos empregos e plantões. Senhores (as) prefeitos eleitos vocês não sabem o que esta mulher pode fazer em suas comunidades, porque sua trajetória é feita por milagres. Ela chegou brilhando.

Vida longa a Drª Luiza de Marillac. Te amo!

ST ganha uma médica humanista com uma linda história de vida