Da Assessoria

O município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, fechou mais um mês com alta na geração de empregos formais.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados esta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o mês de outubro registrou um saldo positivo de 28 vagas.

São nove meses consecutivos de aumento de vagas no mercado de trabalho, com o acúmulo de 701 novos empregos ao longo de 2023.

O maior aumento foi na área de serviços, com 52 novas contratações, seguido pela construção, com 05 vagas.

As áreas de comércio e agropecuária tiveram retração, o que explica o saldo de 28 novas vagas. Indústria não admitiu nem demitiu.

A prefeita Márcia Conrado destacou o resultado da pesquisa.

“A cada mês, estamos recebendo boas notícias de geração de novos empregos formais na nossa cidade, o que mostra que estamos crescendo. Já é o nono mês consecutivo com alta no mercado de trabalho. Somos um celeiro de novas oportunidades, nossa economia se destaca no Sertão e vamos seguir conquistando bons frutos”, afirmou a gestora.

NOVO CAGED 

O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web.

A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.