Publicado às 04h30 desta quinta-feira (4)

Por Profº Dr. Leandro Lucena da UFRPE-UAST

De acordo com a base de dados do Ministério da Saúde (MS), o número de casos de Covid-19 no Brasil é de 555.383 e de óbitos é 31.999. O estado de Pernambuco em 02/06/2020 acumula 35.508 casos e apresenta 2.933 óbitos.

Com esta crescente observa-se que o número de casos de Covid-19 no estado de Pernambuco está mais concentrado no litoral, onde a maioria dos municípios apresentam mais de 100 casos, porém no sertão do Estado, dois Municípios merecem uma atenção redobrada (Serra Talhada e Petrolina).

Segundo o Ministério da Saúde, Serra Talhada apresenta até o momento (terça-feira 2) 139 casos de Covid-19, e é o segundo Município do Estado com mais casos, ficando atrás apenas de Petrolina. Nota-se que o número de casos no Sertão do Estado vem aumentado. Observa-se ainda que os Municípios entorno de Serra Talhada apresentam menos de 50 casos de Covid-19.

Veja também:   É alta a taxa de mortalidade da Covid em ST

Com relação ao número de óbitos por Covid-19, nota-se que os municípios mais afetados estão localizados na Região Metropolitana do Recife. Os municípios do Sertão do Estado apresentam entre 0 a 5 óbitos (exceto os Municípios de Petrolina, Salgueiro e Arcoverde), o que evidência que a pandemia ainda esta chegando ao Sertão do Estado. Serra Talhada até o momento apresenta cinco óbitos.

Diante de tal cenário foi projetado modelo estatístico para prever o número de casos por Covid-19 no município de Serra Talhada. O modelo levou em consideração os registros diários da base de dados do Ministério da Saúde. O modelo também admite uma margem de erro de 5%. De acordo com os registros diários nota-se que o município de Serra Talhada ainda esta numa crescente no número de casos.

Veja também:   Charles queria uma menina e ficou decepcionado quando Harry nasceu

Através do modelo projetado, verifica-se que Serra Talhada ainda apresenta crescimento exponencial no número de casos por Covid-19. Isso significa que o Município ainda não pode afrouxar o comércio e nem flexibilizar as normas de distanciamento social imposta pelo Estado, pois ainda estamos distante do pico da Covid-19 em Serra Talhada. As previsões do número de casos de Covid-19 para os próximos quatro dias são: 149, 161, 176 e 191 casos.

Nos últimos 15 dias, Serra Talhada registou mais de 100 casos por Covid-19, já nos últimos cinco dias o Município registra em média 9 casos diários. O comportamento do número de casos de Covid-19 no município de Serra Talhada pode ser visto nos gráfico abaixo.

Veja também:   Filho ameaça pai com uma faca em Betânia

Informações mais precisas quanto ao Município de Serra Talhada, seria possível acaso a Secretaria de Saúde do Município disponibiliza-se a base de dados. No entanto, mesmo com todas as tentativas, não foi possível ter acesso à base de dados até a presente data.