Publicado às 18h47 desta quinta-feira (22)

Uma portaria publicada no último dia 2 de agosto, noticiada pelo blog do Ronaldo César, esta semana, dá conta da revogação de recursos que deveriam ser destinados a Serra Talhada, para manutenção na sede do Samu. Conforme o blog, uma portaria de 2012, liberando verbas para Serra teria sido revogada pela portaria publicada este mês após o governo federal constatar a atual situação de abandono em que se encontra o projeto de instalação do Samu na Capital do Xaxado.

A verba destinada pelo Ministério da Saúde contemplava construção, aquisição de materiais e equipamentos de tecnologia da informática e rede de serviço de atendimento móvel de urgência, da Central Regional do Sertão, na cidade. Como não foram atendidos os requisitos exigidos, segundo a portaria, em análise de uma nota técnica da coordenação geral de urgência e emergência, o Ministério da Saúde resolveu não só revogar a portaria que liberava os recursos como também exigir do município a devolução de dinheiro junto ao Fundo Municipal de Saúde de Serra Talhada.

Isso, acrescidos da correção monetária prevista em lei, e até dos rendimentos que por ventura os recursos parados tenham obtido na instituição bancária. O Samu é um projeto da época em que o ex-prefeito Carlos Evandro ainda estava no governo e sua execucão foi promessa de duas campanhas do atual gestor Luciano Duque.

O OUTRO LADO

A reportagem provocou a Prefeitura de Serra Talhada sobre o assunto, que emitiu uma curta nota, e admitiu  receber com surpresa a publicação por parte do Ministério da Saúde.

“A Prefeitura, junto com as Gerencias Regionais de Saúde (Geres) envolvidas na implantação do Samu, estão em processo de construção da solução. Ainda este mês, acontecerá uma nova reunião com a participação da Secretaria de Saúde do Estado”, finalizou.