Surfista é atacado por tubarão em Olinda

André Luiz foi atacado por tubarão em Olinda — Foto: Reprodução/WhatsApp

Por G1

 

Um surfista foi atacado por um tubarão, nesta segunda (20), em Olinda. Socorrido por populares, ele apresentava ferimentos graves na perna (veja vídeo abaixo).

Continua depois da publicidade

O médico Renato Souto disse que é possível afirmar o homem, de 32 anos, sofreu uma mordida de tubarão a partir das características das lesões.

“Foi uma mordedura de tubarão bem profunda. Houve perda de muito sangue”, atestou o médico, em entrevista à TV Globo. A vítima foi identificada como André Luiz Gomes da Silva. Montador de andaimes, ele teve ferimentos na coxa e na panturrilha esquerdas.

André Luiz seguiu para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da capital. Segundo a emergência, ele deu entrada por volta das 17h10 e foi levado para o bloco cirúrgico, em estado grave.

O homem estava consciente e conseguia falar quando chegou ao hospital, de acordo com funcionários da recepção da unidade. Até a última atualização desta reportagem, às 22h, André Luiz ainda estava na cirurgia, segundo a assessoria de comunicação do HR.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada às 16h30 para resgatar um homem, que “teria sofrido um ataque de tubarão”, na Praia dos Milagres.

Continua depois da publicidade

Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram o momento em que o rapaz é retirado da água. Também é possível acompanhar o momento em que ele recebe cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ainda na praia.

Os bombeiros disseram, ainda, que uma viatura foi ao local e levou um bote. No entanto, a vítima já tinha sido retirada do mar por populares e socorrida pelo Samu.

 

O que diz o Comitê

Por meio de nota, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) disse que está investigando um “incidente envolvendo um homem de 32 anos e um animal marinho”. A vítima, atingida na perna esquerda, estava em um local com proibição para a prática de surf desde 1999″, acrescentou o comunicado.

 

Histórico

O último caso de mordida de tubarão registrado em Pernambuco foi em Fernando de Noronha, de um turista de Rondônia que se feriu no pé. Poucos meses antes, uma menina de 8 anos também foi atacada na ilha, e teve a perna amputada.

Em 2021, duas pessoas foram mordidas por tubarão em Jaboatão dos Guararapes. Uma morreu e outra ficou ferida. A área da igrejinha ficou interditada.

Desde 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco, houve 74 ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 64 no continente e outras dez em Noronha.

VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI.