Surfista é atacado por tubarão em Olinda

André Luiz foi atacado por tubarão em Olinda — Foto: Reprodução/WhatsApp

Por G1

 

Um surfista foi atacado por um tubarão, nesta segunda (20), em Olinda. Socorrido por populares, ele apresentava ferimentos graves na perna (veja vídeo abaixo).

O médico Renato Souto disse que é possível afirmar o homem, de 32 anos, sofreu uma mordida de tubarão a partir das características das lesões.

“Foi uma mordedura de tubarão bem profunda. Houve perda de muito sangue”, atestou o médico, em entrevista à TV Globo. A vítima foi identificada como André Luiz Gomes da Silva. Montador de andaimes, ele teve ferimentos na coxa e na panturrilha esquerdas.

Veja também:   Agência do Trabalho oferece 691 vagas em PE

André Luiz seguiu para o Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da capital. Segundo a emergência, ele deu entrada por volta das 17h10 e foi levado para o bloco cirúrgico, em estado grave.

O homem estava consciente e conseguia falar quando chegou ao hospital, de acordo com funcionários da recepção da unidade. Até a última atualização desta reportagem, às 22h, André Luiz ainda estava na cirurgia, segundo a assessoria de comunicação do HR.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada às 16h30 para resgatar um homem, que “teria sofrido um ataque de tubarão”, na Praia dos Milagres.

Imagens enviadas para o WhatsApp da TV Globo mostram o momento em que o rapaz é retirado da água. Também é possível acompanhar o momento em que ele recebe cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ainda na praia.

Veja também:   Dia do professor: Duque garante que faz 'esforço' para melhorar condições de trabalho em ST

Os bombeiros disseram, ainda, que uma viatura foi ao local e levou um bote. No entanto, a vítima já tinha sido retirada do mar por populares e socorrida pelo Samu.

 

O que diz o Comitê

Por meio de nota, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) disse que está investigando um “incidente envolvendo um homem de 32 anos e um animal marinho”. A vítima, atingida na perna esquerda, estava em um local com proibição para a prática de surf desde 1999″, acrescentou o comunicado.

Veja também:   Israel registra primeiro caso de 'flurona', dupla infecção por Covid e influenza

 

Histórico

O último caso de mordida de tubarão registrado em Pernambuco foi em Fernando de Noronha, de um turista de Rondônia que se feriu no pé. Poucos meses antes, uma menina de 8 anos também foi atacada na ilha, e teve a perna amputada.

Em 2021, duas pessoas foram mordidas por tubarão em Jaboatão dos Guararapes. Uma morreu e outra ficou ferida. A área da igrejinha ficou interditada.

Desde 1992, quando se registrou o primeiro caso em Pernambuco, houve 74 ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 64 no continente e outras dez em Noronha.

VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI.