Surfista foi resgatado pelos bombeiros em Copacabana — Foto: Reprodução/TV Globo

Por G1

 

Um surfista filmou o próprio resgate após quase se afogar enquanto pegava ondas na Praia de Copacabana nesta segunda-feira (3), quando uma ressaca afetava todo o litoral fluminense. O nome dele não foi divulgado.

Durante uma manobra entre os postos 4 e 5, a cordinha que ligava o tornozelo do atleta à prancha se rompeu, e ele ficou preso em uma corrente de retorno — o fenômeno é frequente naquele trecho de Copacabana, mas a praia raramente tem grandes ondas como as vistas na segunda.

Os soldados Felix e Pedro Bastos, do 3º Grupamento Marítimo (GMar) do Corpo de Bombeiros, foram salvá-lo — e tiveram muito trabalho. O rescue tube, uma boia cilíndrica usada para dar sustentação a afogados, arrebentou com uma onda antes de os dois chegarem ao ponto onde o surfista estava. O retorno até a areia foi difícil, mas os três conseguiram sair da água.

No fim de semana, um ciclone-bomba atingiu o estado e trouxe chuva. Agora ele se afastou do oceano e está na altura do Espírito Santo. O mar no RJ amanheceu agitado nesta terça-feira (4), mas gradualmente a ressaca diminui. O alerta da Marinha se encerraria às 9h.

Também ao longo da segunda, banhistas se assustaram com a força das ondas na Praia de São Conrado. Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, o mar avançou e deixou ruas inundadas. Os locais mais atingidos foram bairros nos distritos de Monte Alto e Figueira. A água também entrou nas casas e causou prejuízos.

No domingo (2), os surfistas não tiveram trégua na Praia de Itacoatiara, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Os atletas caíram várias vezes por causa das grandes ondas. Um deles saiu até com a prancha quebrada.

Banhistas se assustam com força do mar no Rio de Janeiro

Previsão do tempo

Para esta terça-feira, não há previsão de chuva, e a máxima na capital é de 32ºC. A quarta-feira (5) também segue ensolarada, com previsão de pancadas de chuva isoladas no fim do dia apenas para as regiões Sul, Centro-Sul e Serrana. A máxima para a capital é de 31°C.

Na quinta (6), existe o risco de chuva fraca no fim do dia por causa de uma nova frente fria. A máxima vai ser de 31°C. Na Sexta-feira Santa (7), áreas de instabilidade em altitude mantêm o tempo instável e o dia com mais nuvens. Há previsão de pancadas de chuva em todo o estado a partir da tarde. A máxima para a capital é de 29°C.

Precauções com a ressaca

O mar precisa de um tempo para se acalmar depois da passagem do ciclone-bomba. Por isso, vale reforçar algumas recomendações de segurança:

  • Evitar o banho de mar;
  • Evitar a prática de esportes no mar;
  • Não permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca;
  • Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do corpo de bombeiros;
  • Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
  • Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia;
  • Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do corpo de bombeiros pelo telefone 193.

VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI.