Foto cedida ao Farol

Após a denúncia da existência de um lixão às margens da BR-232, mantido pela Prefeitura de Serra Talhada, que foi desativado após ação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), surge mais uma denúncia envolvendo a coleta de lixo na capital do xaxado.

O vereador Vandinho da Saúde enviou fotos e vídeos à redação do Farol, nessa terça-feira (2), afirmando que o governo municipal está negligenciando com a proteção dos garis, que trabalham sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Meu intuito não é prejudicar ninguém. A secretária está fazendo o papel dela, os garis estão o papel deles, e eu estou fazendo o papel de fiscalizar. Consertar o que está errado. Estive no lixão e vi que parte do transbordo foi limpo. Conversei com a secretária [Simone Daniel] e os trabalhadores. O que me chama a atenção é este número de caçambas recolhendo lixo. Tínhamos seis compactadores e hoje só temos dois. Quatro estão quebrados”, disse o parlamentar, arrematando:

“Estamos voltando ao passado com relação a coleta do lixo. Recolher com caçambas…isso era nos anos 80/90. Trabalhador trabalhando em estado precário sem equipamentos de segurança, sem luvas, em cima de uma caçambas de lixo, sem máscaras e botas? Isto está colocando em risco a saúde do trabalhador. A prefeitura tem que dar condições para um trabalho com dignidade. Como está é deplorável. Não sei não se estão recebendo insalubridade e gratificações. Já comuniquei esta situação ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE). A inspeção será feita. Não queremos um paliativo, mas a solução para o problema, valorizando o gari. Equipamentos de segurança são fundamentais”, cravou.

VEJA VÍDEOS: