Da Revista Fórum

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Distrito Federal

O homem suspeito de matar quatro membros da mesma família no Distrito Federal, Lázaro Barbosa de Sousa, se diz possuído por uma espécie de “espírito” ou “demônio”. Segundo um investigador, o criminoso também anda com um “livro místico” que lhe garantiria “proteção espiritual”. Lázaro é procurado por uma força-tarefa que une equipes das polícias civil e militar do DF e de Goiás, além da Polícia Federal.

As informações sobre o suspeito foram constam em mensagens trocadas entre policiais da força-tarefa, obtidas pelo UOL. O tenente Gérson de Paula, da PM de Goiás, também disse ao site Metrópoles que o suspeito faz parte de uma “seita”. Segundo o militar, o criminoso teria dito que “vai levar o tanto de gente que puder”.

Além disso, o tenente-coronel Dalbian Rodrigues, da assessoria de comunicação da PM de Goiás, disse ao UOL que, em uma das casas utilizadas por Lázaro, a polícia encontrou um “altar” em que ele faria “rituais espiritualistas”.

Além da suspeita de assassinato, o homem de 32 anos também é acusado de balear três pessoas, invadir chácaras, fazer reféns e atear fogo em uma casa. No passado, Lázaro já foi condenado por homicídio e estupro. Para prendê-lo, policiais realizam uma intensa busca pela mata na região de Cocalzinho (DF), com uso de cães farejadores, drones e helicópteros.

Na noite desta segunda-feira (14), policiais relatam que Lázaro fez um novo ataque, desta vez com troca de tiros com um fazendeiro em Edilândia, povoado de Cocalzinho. Após o confronto, o investigado conseguiu fugir. A informação é da assessoria de comunicação da PM do DF.

Um laudo criminológico feito em 2013 aponta que Lázaro, à época com 26 anos, tem características de personalidade como “agressividade, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade, instabilidade emocional, possibilidade de ruptura do equilíbrio, preocupações sexuais e sentimentos de angústia”.